Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Sawana Araújo-
dc.date.accessioned2018-04-30T11:58:57Z-
dc.date.available2013-10-17-
dc.date.available2018-04-30T11:58:57Z-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4008-
dc.description.abstractThis graduating paper derives from a research project entitled "The process of signification of curriculum and culture in the Curricular Proposal of the city of João Pessoa/PB" PIBIC/CNPq/UFPB 2010-2012, in which I took part from 2010 to 2012. The topic investigated is how the nodal points that fix meanings for curriculum and culture are framed in the curricular proposal of the city of João Pessoa. The main aims are to analyze the process of signification of the curriculum and culture in the Curricular Proposal of the city of João Pessoa/PB (2004- Years 1-4/Elementary Education), including the area of Youth and Adult Education (EJA). In this paper, I extend the research study by investigating the field of elementary education directed to youth and adults (EJA). The specific aims are: to interpret how the signifiers curriculum and culture are articulated in the Curricular Proposal of the city of João Pessoa (2004); abstract the nodal points for those signifiers in that curriculum document; register the new meanings for curriculum and culture and their relations. The methodology adopted for data analysis is primarily based on Laclau and Mouffe‟s discourse theory (2006). The interpretive analysis for using Discourse Theory is divided in the following phases. In the first phase of the research, I identified in the documents the discourses that attribute meaning to curriculum and culture. In the second phase, I analyzed and interpreted those discourses in light of theoretical references drawn from Hall (2003), Laclau & Mouffe (2006), Laclau (2011), Moreira & Candau (2008), Pereira (2009/2010), among others. In the last phase, I draw some provisional insights that point out that the categories curriculum and culture are inseparable, because they are interdependent. In other words, one complements the other and they both depend on each other to be articulated.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T11:58:57Z No. of bitstreams: 1 SAL17102013.pdf: 779876 bytes, checksum: abdc5c6b98da139d90f3bf3a4f0c08a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T11:58:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAL17102013.pdf: 779876 bytes, checksum: abdc5c6b98da139d90f3bf3a4f0c08a3 (MD5) Previous issue date: 2013-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTeoria do discursopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleAs discursidades do currículo e da cultura na proposta curricular do município de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Zuleide da Costa-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) parte da pesquisa intitulada “O Processo de Significação do Currículo e da Cultura na Proposta Curricular do Município de João Pessoa/PB” PIBIC/UFPB/CNPq que participei no período 2010-2012. A problemática desta pesquisa desenvolveu-se em torno dos pontos nodais fixadores de sentidos e significados acerca do currículo e da cultura na proposta curricular do município de João Pessoa. O objetivo geral foi analisar o processo de significação do currículo e da cultura na Proposta Curricular do Município de João Pessoa/PB do Ensino Fundamental (2004- 1a a 4a séries) e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa monografia ampliamos o campo investigativo incorporando o Ensino Fundamental de 1a a 4a em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos específicos são: interpretar como os significantes currículo e cultura estão postos nessa proposta; abstrair os pontos nodais referentes a esses significantes e registrar as novas significações do currículo e da cultura e as suas conexões. A metodologia de análise se referenda preliminarmente na Teoria do Discurso de Laclau & Mouffe (2006). As análises interpretativas no que se refere à operacionalização dessa metodologia observou as seguintes fases. Na primeira, abstraímos da proposta curricular municipal os discursos que dão sentidos ao currículo e cultura. Na segunda, analisamos e interpretamos esses discursos à luz dos referenciais teóricos de Laclau & Mouffe (2006), Laclau (2011), Moreira & Candau (2008), Pereira (2009/2010), Stuart Hall (2003), entre outros. No último, registro as considerações inconclusas que inferem que as categorias currículo e cultura possuem uma indissociabilidade por possuírem uma interdependência recíproca, ou seja, uma complementa a outra e se completam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAL17102013.pdf761,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.