Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4008
Tipo: TCC
Título: As discursidades do currículo e da cultura na proposta curricular do município de João Pessoa/PB
Autor(es): Lopes, Sawana Araújo
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Zuleide da Costa
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) parte da pesquisa intitulada “O Processo de Significação do Currículo e da Cultura na Proposta Curricular do Município de João Pessoa/PB” PIBIC/UFPB/CNPq que participei no período 2010-2012. A problemática desta pesquisa desenvolveu-se em torno dos pontos nodais fixadores de sentidos e significados acerca do currículo e da cultura na proposta curricular do município de João Pessoa. O objetivo geral foi analisar o processo de significação do currículo e da cultura na Proposta Curricular do Município de João Pessoa/PB do Ensino Fundamental (2004- 1a a 4a séries) e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa monografia ampliamos o campo investigativo incorporando o Ensino Fundamental de 1a a 4a em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos específicos são: interpretar como os significantes currículo e cultura estão postos nessa proposta; abstrair os pontos nodais referentes a esses significantes e registrar as novas significações do currículo e da cultura e as suas conexões. A metodologia de análise se referenda preliminarmente na Teoria do Discurso de Laclau & Mouffe (2006). As análises interpretativas no que se refere à operacionalização dessa metodologia observou as seguintes fases. Na primeira, abstraímos da proposta curricular municipal os discursos que dão sentidos ao currículo e cultura. Na segunda, analisamos e interpretamos esses discursos à luz dos referenciais teóricos de Laclau & Mouffe (2006), Laclau (2011), Moreira & Candau (2008), Pereira (2009/2010), Stuart Hall (2003), entre outros. No último, registro as considerações inconclusas que inferem que as categorias currículo e cultura possuem uma indissociabilidade por possuírem uma interdependência recíproca, ou seja, uma complementa a outra e se completam.
Abstract: This graduating paper derives from a research project entitled "The process of signification of curriculum and culture in the Curricular Proposal of the city of João Pessoa/PB" PIBIC/CNPq/UFPB 2010-2012, in which I took part from 2010 to 2012. The topic investigated is how the nodal points that fix meanings for curriculum and culture are framed in the curricular proposal of the city of João Pessoa. The main aims are to analyze the process of signification of the curriculum and culture in the Curricular Proposal of the city of João Pessoa/PB (2004- Years 1-4/Elementary Education), including the area of Youth and Adult Education (EJA). In this paper, I extend the research study by investigating the field of elementary education directed to youth and adults (EJA). The specific aims are: to interpret how the signifiers curriculum and culture are articulated in the Curricular Proposal of the city of João Pessoa (2004); abstract the nodal points for those signifiers in that curriculum document; register the new meanings for curriculum and culture and their relations. The methodology adopted for data analysis is primarily based on Laclau and Mouffe‟s discourse theory (2006). The interpretive analysis for using Discourse Theory is divided in the following phases. In the first phase of the research, I identified in the documents the discourses that attribute meaning to curriculum and culture. In the second phase, I analyzed and interpreted those discourses in light of theoretical references drawn from Hall (2003), Laclau & Mouffe (2006), Laclau (2011), Moreira & Candau (2008), Pereira (2009/2010), among others. In the last phase, I draw some provisional insights that point out that the categories curriculum and culture are inseparable, because they are interdependent. In other words, one complements the other and they both depend on each other to be articulated.
Palavras-chave: Teoria do discurso
Currículo
Cultura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4008
Data do documento: 13-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAL17102013.pdf761,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.