Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4012
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação, infancia e formação: um estudo sobre as Interações nos espaços de crianças na creche (0 a 3 anos) Dos centros de referência de educação infantil no Munícipio de João Pessoa/PB
metadata.dc.creator: Almeida, Priscilla Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Adelaide Alves
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva investigar a formação do docente da creche; e avaliar o empenhamento do docente nas ações educativas desenvolvidas, a partir da análise das interações criança-adulto, no contexto das creches. Diante do exposto, essa pesquisa tem como base, responder o seguinte questionamento: quais e como as situações do cotidiano nas creches e pré-escolas se convertem em contextos de promoção de desenvolvimento integral, com vistas a garantir a qualidade da educação infantil oferecida? Em vistas de responder o questionamento do trabalho, está sendo baseado em documentos que discutem sobre a educação infantil. Foi realizada a pesquisa qualitativa em sete CREIs (Centros de Referência de Educação Infantil) na cidade de João Pessoa/PB, escolhido através de critérios geográficos e populacionais. A problemática surgiu do interesse a melhor qualificação e ação pedagógica do professor de educação infantil, e a qualidade da educação que é oferecida a crianças de 0 a 3 anos, efetivando assim o direito a educação desses pequenos cidadãos. A pesquisa foi dividida em três etapas. A primeira, caracterizou-se pelo levantamento de pesquisas nos sete CREIs. A segunda etapa, realizada caracterizou-se pela realização de entrevistas sobre a formação docente dos educadores e a aplicação de fichas com informações sobre as instituições participantes. Participaram desta etapa 63 sujeitos, sendo 23 professores, 33 monitoras e 7 gestores. Na terceira etapa da pesquisa, foram realizadas observações da prática docente com o preenchimento da Escala de Empenhamento do Adulto, instrumento disponibilizado pelo “Manual do Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias” - DQP (BERTRAM & PASCAL, 2009). As fichas de informações e os processos de entrevistas foram analisados segundo o Manual DQP. De modo geral, os dados demonstraram que os CREIs apresentam-se com um número considerável de observações da prática docente bastante relevante no empenhamento do adulto na categoria Sensibilidade. O que sugere um maior investimento na formação continuada das professoras para atuar como mediadora de uma relação de ensino-aprendizagem de bebês na perspectiva da construção de sua identidade e autonomia. A qualidade das interações realizadas aliadas à criação de um ambiente propício a aprendizagem constituem-se elementos essenciais para uma educação infantil de qualidade. Um ponto relevante, nesta direção, foi verificarmos que os CREIs mantém uma dinâmica de planejamento das atividades, mesmo que em alguns isto aconteça de forma aligeirada, restrito ao planejamento do dia.
Abstract: This study aims to investigate the training of teachers of kindergarten, and evaluate the commitment of teachers on educational developed from the analysis of adult-child interactions in the context of childcare. Given the above, this research is based, to answer the following question: which and how everyday situations in kindergartens and preschools turn into contexts of promoting integral development, in order to ensure the quality of early childhood education offered? In view of answering the question of work, being based on documents that discuss early childhood education. Qualitative research was conducted in seven CREIS (Reference Centers Early Childhood Education) in the city of João Pessoa / PB, chosen from a geographic and population. The problem came from the interest the best qualification and pedagogical action preschool teacher, and the quality of education that is offered to children 0-3 years old, thus effecting the right to education of these little citizens.The research was divided into three stages. The first is characterized by the survey research in the seven CREIS. The second stage, performed characterized by conducting interviews on the formation of educators teaching and application of records with information about the participating institutions. 63 subjects participated in this phase, 23 teachers, 33 monitors and 7 managers. In the third stage of the research were carried out observations of teaching practice with the completion of the Adult Engagement Scale, instrument provided by "Project Handbook Developing Quality Partnerships" - DQP (Bertram & Pascal, 2009). Information sheets and the processes of interviews were analyzed according to the Manual DQP. Overall, the data demonstrated that CREIS present with a considerable number of observations of teaching practice very relevant to the commitment in the adult category Sensitivity This suggests a greater investment in the continuing education of teachers to act as a mediator regarding the teaching and learning of babies in the perspective of the construction of their identity and autonomy. The quality of interactions performed together with the creation of an environment conducive to learning are essential elements for a quality early childhood education. An important point in this direction, we check that was CREIS maintains a dynamic planning activities, even if this happens in some form of lighter, restricted to the planning of the day.
Keywords: Educação Infantil
Formação
Interação adulto-criança
Early Childhood Education
Formation
Adult-child interaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4012
Issue Date: 13-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAA17102013.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.