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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4027
Tipo: TCC
Título: Cartas nos jornais da Paraíba e do Rio de Janeiro no Império: a função do diretor e do professor na instrução pública
Autor(es): Araújo, Camila Almeida de
Silva, Maria Géssica Romão da
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: O presente trabalho é resultado da nossa pesquisa empreendida nos jornais O Governista Parahybano (1850-1851), da província da Paraíba e nos Jornais Correio Mercantil Instructivo, Político e Universal (1848), e Diário do Rio de Janeiro (1850- 1851), ambos da Corte, cujo objetivo é analisar a função do diretor e do professor na instrução pública, nos jornais das respectivas províncias. Tomamos o jornal como objeto e fonte de pesquisa, a fim de estudarmos as epístolas publicadas nos jornais do século XIX, o que nos permite compreender, ainda que de maneira limitada, uma determinada época, seus pensamentos, costumes e saberes. Utilizamos como base teórico-metodológica a perspectiva da Nova História Cultural, a qual se desvincula de uma única proposta de análise das fontes, ou seja, aquela vinculada ao discurso dos documentos oficiais, como se estes fossem os únicos detentores das informações consideradas passíveis à análise. Para tanto, foram analisadas doze epístolas dos jornais, sendo que seis destas correspondem à função do Diretor e as outras seis referem-se à função do professor. Identificamos que a figura do Diretor nas epístolas dos jornais do Rio de janeiro, tem a responsabilidade de ser comunicado sobre as matrículas dos alunos, sempre informando o seu andamento as instâncias superiores, e a figura dos professores nas epístolas foram utilizadas como uma forma de pressioná-los no envio dos mapas escolares em tempo determinado.
Abstract: This essay is a result of our research undertaken of the O Governista Parahybano (1850-1851) journal, at Paraíba province and Correio Mercantil Instructivo, Político e Universal journal (1848), and Diário do Rio de Janeiro (1850-1851), both from Court, whose objective is to analyze principal and teacher‘s function in the public education, of their respective townships. We took the journal as an object and source of the research in order to study the epistles published in the newspapers of the XIX century, which allow us to comprehend, even if in a restrict way, of a restrict period, their thoughts, their behavior and knowledge. We used as a theoretical and methodological basis the perspective of the New Cultural History, which are disassociated from a single proposal of analysis of the sources, in other words, the one linked to the discourse of official documents, as if they were the sole owners of the information considered amenable to analysis. Therefore, twelve journal‘s epistles were analyzed, of which six of these correspond to the function of the Principal and the other six relate to the role of the Teacher. We identified that the figure of the Principal in the epistles of journal of Rio de Janeiro, hold the responsibility to be informed about the enrollment of students, always informing their progress to the higher instances, and the figure of the Teacher in the epistles were used as a way to pressure them in sending school maps in given time.
Palavras-chave: Jornal
Epístola
Instrução pública
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4027
Data do documento: 12-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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