Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Christiane Cely Fernandes de-
dc.date.accessioned2018-05-02T13:06:14Z-
dc.date.available2013-10-14-
dc.date.available2018-05-02T13:06:14Z-
dc.date.issued2013-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4028-
dc.description.abstractThis Labor Completion of course is to analyze the influence of chess in school as well as its multiple relationships with the social environment that directly affect the teaching-learning process. In this sense, seeks to demonstrate the importance of working chess as a tool to develop autonomy and collectivism in a playful manner, as well as the development of social and affective psychological capacities, emphasizing the construction and reconstruction of learning through reading world is related to the experiences, linking them to school knowledge, contributing to the effectiveness of pedagogical praxis. This work has been characterized as a literature search and field, where it was used participant observation and questionnaires with teachers and students of chess, to prove or disprove the effectiveness of the program Chess School, established in the schools of João Pessoa / PB since 2006. Brings, so questions about the effectiveness of pedagogical praxis of teaching chess, which, according to the data presented and analyzed in this paper, help the students not only in schools, but also in the social and cultural environment in which they exist.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T13:06:14Z No. of bitstreams: 1 CCFM14102013.pdf: 861884 bytes, checksum: 85d7cf68108bc1b46c22dfc86b686537 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-02T13:06:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CCFM14102013.pdf: 861884 bytes, checksum: 85d7cf68108bc1b46c22dfc86b686537 (MD5) Previous issue date: 2013-09-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectXadrez - escolapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleXadrez pedagógico no ensino fundamental e para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a influência do xadrez na escola, bem como suas múltiplas relações com o meio social que afetam diretamente no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, busca demonstrar a importância de se trabalhar o xadrez como uma ferramenta que visa desenvolver a autonomia e o coletivismo de forma lúdica, bem como o desenvolvimento das capacidades psicológicas sociais e afetivas; enfatizando a construção e reconstrução da aprendizagem através da leitura de mundo que está relacionada às vivências, atrelando-as ao conhecimento escolar, contribuindo para a efetividade da práxis pedagógica. Este trabalho se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica e de campo, onde foi utilizada a observação participante e questionários com professores e alunos de xadrez, para comprovar ou não a efetividade do programa Xadrez Escolar, implantado nas escolas municipais de João Pessoa/PB desde 2006. Traz, portanto, questões acerca da efetividade da práxis pedagógica do ensino de xadrez, que, de acordo com os dados apresentados e analisados neste trabalho, auxiliam os educandos não apenas no contexto escolar, mas também no meio social e cultural onde estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCFM14102013.pdf841,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.