Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4030
metadata.dc.type: TCC
Title: Democratização do acesso e permanência de alunos advindos da EJA no curso de Pedagogia na UFPB
metadata.dc.creator: Trindade, Camilla Regina Pinto Barbosa da
Fernandes, Janaína Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão analítica acerca do ingresso na Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dos sujeitos que advieram da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva conhecer o perfil desses sujeitos e compreender as trajetórias históricas desses indivíduos que possuem histórico de exclusão. Em vista desses objetivos, é pertinente analisar as políticas de expansão e acesso dos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (LULA) e compreender quais as suas atribuições na formatação da sociedade e do sistema educacional. Ao analisar as políticas nacionais de democratização do acesso e as ações que favorecem a expansão da Educação Superior, propõem-se uma reflexão a respeito dessas ações na UFPB, na perspectiva de compreender como vem acontecendo as mudanças no âmbito do acesso de sujeitos que rompem com a barreira da exclusão imposta no contexto da sociedade capitalista. O trabalho, então propõe uma investigação a respeito dessas políticas implantadas na UFPB, contribuindo para que os sujeitos em estudo possam concluir o curso sem que haja abandono. Diante disso, a realização de um questionário respondido por esses sujeitos, os quais foram encontrados nas salas de aulas de todos os períodos e turnos do curso de Pedagogia, esclarece as motivações que os impulsionaram ao ingresso na Educação Superior, as intervenções familiares atuantes nessas escolhas, e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, antes e depois do ingresso, identificando as intervenções da UFPB, na perspectiva de contribuir para a permanência e o sucesso desses sujeitos.
Abstract: The present term paper proposes an analytical reflection about the admission in Higher Education, specifically at the Federal University of Paraiba (UFPB), for the persons who have stemmed from Adult and Youth Education (EJA). Thus, aims to reveal the profile of these persons and understand his historical paths due they have a history of exclusion. In view of these goals is pertinent to examine the expansion and access's Policies Government from Presidents Fernando Henrique Cardoso (FHC) and Luis Inácio Lula da Silva (LULA), and understand it role assignments in formatting of the society and the educational systems. To analyze national policies for admissional democratization and the actions that facilitate the expansion of Higher Education, we propose a reflection about these actions within the UFPB, in order to understand how the changes happening under the people accesses circumstances that breaks the barrier of exclusion imposed by the capitalist society context. Then, this work proposes an investigation regarding these policies implemented in UFPB, contributing to the persons under study could finish the course without abandonment. Given this, the completion of a questionnaire answered by these persons, which were found in the classrooms of all periods and shifts of the course of pedagogy, clarifies the motivations that drove the entry into Higher Education, family-focused interventions in these choices, and the difficulties faced by them, before and after the admission, by identifying the UFPB interventions with a view to contributing to the permanence and the success of these persons.
Keywords: Democratização do acesso
Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4030
Issue Date: 13-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRPBT29102013.pdf660,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.