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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaraco, Catharina Medeiros-
dc.date.accessioned2018-05-02T14:02:37Z-
dc.date.available2013-10-11-
dc.date.available2018-05-02T14:02:37Z-
dc.date.issued2013-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T14:02:37Z No. of bitstreams: 1 CMF11102013.pdf: 1497028 bytes, checksum: 4e023df3602b20b44a46c98f1ec6a518 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-02T14:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CMF11102013.pdf: 1497028 bytes, checksum: 4e023df3602b20b44a46c98f1ec6a518 (MD5) Previous issue date: 2013-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectProcessos pedagógicospt_BR
dc.titleA aquisição da linguagem na educação infantil: prática e processos pedagógicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luiza Nogueira de-
dc.description.resumoO estudo no campo das praticas e processos pedagógicos acerca da aquisição da linguagem na educação infantil foi desenvolvido visando e pontuando inicialmente o estudo histórico sobre a educação infantil, recortando as suas contribuições e seus avanços sobre a construção do significado dos termos de criança e infância, e que ao longo dos estudos e conquistas foram ganhando uma dimensão distinta, do que se defendia na Idade Média, quando a criança era vista como um adulto em miniatura. Desta forma, a criança passou a ser contemplada como um ser social ativo, e participante, sobretudo do processo de educação. Em seguida, a presente pesquisa contemplou o estudo a cerca da aquisição da linguagem na educação infantil, fazendo um recorte na faixa etária de quatro anos, contemplando uma turma de pré II. O estudo teórico e bibliográfico nos mostra contribuições de estudiosos, com objetivo de abordar os processos do desenvolvimento cognitivo das crianças, sobretudo, acerca da linguagem. Assim, a pesquisa foi desenvolvida, através de um estudo de caso, teórico- metodológico, visando contemplar praticas pedagógicas de professores do pré II da educação da infantil, em uma escola da rede publica de ensino do município de João Pessoa, na Paraíba, que estimulam a aquisição da linguagem, oral e escrita, analisando através de observação direta, e coleta de dados e informações com entrevistas, as concepções teóricas de professores e analisando os resultados de acordo com os resultados obtidos através da analise das informações em conjunto com a prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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