Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Faraco, Catharina Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-02T14:02:37Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-11 | - |
| dc.date.available | 2018-05-02T14:02:37Z | - |
| dc.date.issued | 2013-10-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T14:02:37Z No. of bitstreams: 1 CMF11102013.pdf: 1497028 bytes, checksum: 4e023df3602b20b44a46c98f1ec6a518 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-02T14:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CMF11102013.pdf: 1497028 bytes, checksum: 4e023df3602b20b44a46c98f1ec6a518 (MD5) Previous issue date: 2013-10-11 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
| dc.subject | Processos pedagógicos | pt_BR |
| dc.title | A aquisição da linguagem na educação infantil: prática e processos pedagógicos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luiza Nogueira de | - |
| dc.description.resumo | O estudo no campo das praticas e processos pedagógicos acerca da aquisição da linguagem na educação infantil foi desenvolvido visando e pontuando inicialmente o estudo histórico sobre a educação infantil, recortando as suas contribuições e seus avanços sobre a construção do significado dos termos de criança e infância, e que ao longo dos estudos e conquistas foram ganhando uma dimensão distinta, do que se defendia na Idade Média, quando a criança era vista como um adulto em miniatura. Desta forma, a criança passou a ser contemplada como um ser social ativo, e participante, sobretudo do processo de educação. Em seguida, a presente pesquisa contemplou o estudo a cerca da aquisição da linguagem na educação infantil, fazendo um recorte na faixa etária de quatro anos, contemplando uma turma de pré II. O estudo teórico e bibliográfico nos mostra contribuições de estudiosos, com objetivo de abordar os processos do desenvolvimento cognitivo das crianças, sobretudo, acerca da linguagem. Assim, a pesquisa foi desenvolvida, através de um estudo de caso, teórico- metodológico, visando contemplar praticas pedagógicas de professores do pré II da educação da infantil, em uma escola da rede publica de ensino do município de João Pessoa, na Paraíba, que estimulam a aquisição da linguagem, oral e escrita, analisando através de observação direta, e coleta de dados e informações com entrevistas, as concepções teóricas de professores e analisando os resultados de acordo com os resultados obtidos através da analise das informações em conjunto com a prática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CMF11102013.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
