Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Mariana Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T14:24:06Z | - |
dc.date.available | 2013-10-17 | - |
dc.date.available | 2018-05-02T14:24:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4032 | - |
dc.description.abstract | The current research presents a discussion on the influence of the physical area on the 0 to 6 years old children‘s development. It aimed at an exploratory study of the importance of such area for children‘s development and learning process, as well as identifying and analyzing the parameters which define the school‘s area quality. The authors used as theoretical fundament are quoted as follow: Vygotsky (apud ENUMO (2003); Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) NOVA ESCOLA (2013)); Silva (2011); Heredero (2010); Hank (2006); Faria Filho & Vidal (2000), who debate historical context, the area‘s influence, and the importance of children‘s interaction with the environment. They consider that the areas shall be designed for children as tools of construction of their motor, cognitive, and sensory development, within the inclusive education perspective, in which the environment must be adequate to attending every and any of the children‘s necessity. Accordingly, this ideal space will only exist if the pedagogical conception is tied to the architecture since the school‘s concept programming. The current research, which is of exploratory character, was performed on the Basics Education School (Escola de Educação Básica) located on the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). The investigation‘s subject comprised the Pedagogical Coordinator and the infant education classes‘ teachers, although certain individuals refused to cooperate with the research. According to the field analysis, the school is inadequate to the pedagogical and architectural prior conjecture, in which the necessary aspects of its wholesome operation and according to the project parameters to the infant education schools are identified. Considering the correlatives‘ analysis, it was concluded that the quality of the school environment is of fundamental importance, for it is from this perspective that the children will construct their world views. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T14:24:06Z No. of bitstreams: 1 MRS17102013.pdf: 2289002 bytes, checksum: 5083c8557a0829153f94216322c50dd0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-02T14:24:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRS17102013.pdf: 2289002 bytes, checksum: 5083c8557a0829153f94216322c50dd0 (MD5) Previous issue date: 2013-09-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Um estudo exploratório da influência do espaço escolar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | França, Marlene Helena de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a influência do espaço físico no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. Teve como objetivo principal fazer um estudo exploratório da importância deste espaço no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como apontar e analisar os parâmetros que definem a qualidade do espaço escolar. Dentre os autores utilizados para fundamentar teoricamente este estudo, citamos: Vygotsky (apud ENUMO (2003); Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) NOVA ESCOLA (2013)); Silva (2011), Heredero (2010), Hank (2006); Faria Filho e Vidal (2000), os quais discutem o contexto histórico, a influência do espaço e a importância da interação da criança com o meio ambiente. Para eles, os espaços devem ser concebidos às crianças como ferramentas de construção do seu desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial, na perspectiva da educação inclusiva, em que o meio deve estar adequado ao atendimento de toda e qualquer necessidade da criança. Para tanto, esse espaço ideal só existe se a concepção pedagógica estiver atrelada à arquitetura desde a programação do conceito da escola. Esta pesquisa, de caráter exploratório foi realizada na Escola de Educação Básica, localizada na UFPB. Os sujeitos dessa investigação foi composto pela Coordenadora pedagógica e professores de turmas da educação infantil, tendo alguns que se recusaram a participar da pesquisa. De acordo com a análise em campo a escola apresenta-se inadequada pelos pressupostos arquitetônicos e pedagógicos, em que é apontado os aspectos necessários para o seu funcionamento sadio e de acordo com os parâmetros projetuais para escolas de ensino infantil. Diante da análise dos correlatos, foi concluído que é de fundamental importância o ambiente escolar de qualidade, visto que é a partir dessa perspectiva que a criança irá formar sua visão de mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MRS17102013.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.