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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4034Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Andrade, Geovana Bento de | - |
| dc.creator | Lima, Luana Rodrigues de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-02T14:58:16Z | - |
| dc.date.available | 2013-11-22 | - |
| dc.date.available | 2018-05-02T14:58:16Z | - |
| dc.date.issued | 2013-09-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4034 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed to analyze how is the process of training the pedagogues in Pedagogy’s course in the Campus 1 of UFPB, trying to identify the conceptions and meanings that the theme Humans Right Education has to students in the ambit of their training and actuation as future pedagogues. We used aspects of qualitative and quantitative methodology through bibliographic research, study of documents and an application of questionnaire with students. The data were analyzed in tables, graphs and testimonials of students. A reflexive and historical reading on human rights and rights of children and adolescents and on the constitution of the pedagogy course in UFPB was conducted in the bibliographical study. Through this study we can verify that the students of pedagogy course have little knowledge on human rights and the rights of the children and adolescents, and its applicability in pedagogue’s formation and performance, because the curriculum structure of the course does not offer many alternatives of approaches these subjects. So, we consider relevant the study of human rights, its approaches during pedagogue’s formation, faced this present social and educational reality, which demands a qualified and committed posture of educators to the construction of citizenship of students, contributing to building a democratic, just and fraternal society. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T14:58:16Z No. of bitstreams: 1 GBA22112013.pdf: 515724 bytes, checksum: d61c3b1ce38c207d0a73ae74ff847df0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-02T14:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GBA22112013.pdf: 515724 bytes, checksum: d61c3b1ce38c207d0a73ae74ff847df0 (MD5) Previous issue date: 2013-09-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação de pedagogo | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| dc.subject | Infância | pt_BR |
| dc.title | Direitos humanos, infância e formação do(a) pedagogo(a): uma análise das concepções de discentes da UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Maria do Amparo Caetano de | - |
| dc.description.resumo | Este estudo teve como propósito analisar como se dá o processo de formação dos(as) pedagogos(as) do curso de Pedagogia do Campus I da UFPB, buscando identificar as concepções e significados que a temática Educação em Direitos Humanos tem para os discentes no âmbito da sua formação e atuação enquanto futuros pedagogos. Foram utilizados aspectos das metodologias qualitativa e quantitativa através da pesquisa bibliográfica, estudo de documentos e aplicação de questionários com os discentes. Os dados foram analisados em tabelas, gráficos e depoimentos dos discentes. No estudo bibliográfico foram realizadas leituras reflexiva e histórica sobre os direitos humanos e os direitos das crianças e dos adolescentes e sobre a constituição do curso de Pedagogia na UFPB. Através desse estudo pudemos verificar que os discentes do curso de Pedagogia têm poucos conhecimentos sobre os direitos humanos e os direitos da criança e do adolescente, e sua aplicabilidade na formação e atuação do(a) pedagogo(a), pois a estrutura curricular do curso não oferece muitas alternativas de abordagem destas temáticas. Assim, consideramos relevante o estudo dos direitos humanos, sua abordagem durante a formação do pedagogo, diante da realidade social e educacional atual, que demanda do educador uma postura qualificada e comprometida com a construção da cidadania dos discentes, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, fraterna e justa | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GBA22112013.pdf | 503,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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