Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alexandro Pereira de-
dc.creatorRabelo, Maria da Conceição da Silva-
dc.creatorPereira, Semíramis Linhares Alves-
dc.date.accessioned2018-05-03T11:30:34Z-
dc.date.available2013-10-17-
dc.date.available2018-05-03T11:30:34Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4043-
dc.description.abstractThis study analyzes the subjective characteristics of an adult with High Ability / Gifted student of the Federal University of Paraíba through a case study. Based on the conceptual characteristics constructed from bibliographic research, we aimed to assess student understanding with High Abilities / Giftedness in Higher Education, as well as knowing the characteristics that define the High Abilities / Giftedness; identify ways that the institution has to monitoring of students with High Abilities / Giftedness; establish the relationship between academia and the guy with High Abilities / Giftedness and describe how individuals with High Abilities / Giftedness understand its characteristics. Therefore, this research aimed to the world of adult with High Ability, from his life history and its relations with the academic institution. From this analysis, the study concludes that the PAH / SD has analyzed three types of easy identification skills: the ability pictorial (Antunes, 2002), the spatial and musical (Gardner, 1974). Finally, in addition to the analyzes of the characteristics in positioned in favor of further research, as well as the disclosures in studies of highly talented / gifted, so that, although in the long term, the company can recognize the people with this condition, without prejudices and stereotypes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-03T11:30:34Z No. of bitstreams: 1 APO17102013.pdf: 525963 bytes, checksum: 8507262dcdb979cdb0b29ddc0c48628b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T11:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APO17102013.pdf: 525963 bytes, checksum: 8507262dcdb979cdb0b29ddc0c48628b (MD5) Previous issue date: 2013-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAltas habilidades - superdotaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAluno - superdotadopt_BR
dc.titleAltas habilidades/superdotação no ensino superior: estudo de caso de um adulto com características de altas habilidades/ superdotaçaopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoO presente estudo analisa as características subjetivas de um adulto com Altas Habilidades/Superdotação aluno da Universidade Federal da Paraíba através de um estudo de caso. Com base nas características conceituais construídas a partir de investigação bibliográfica, objetivamos analisar a compreensão do estudante com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior, bem como, conhecer as características que definem as Altas Habilidades/Superdotação; identificar os meios de que a instituição dispõe para o acompanhamento do aluno com Altas Habilidades/Superdotação; estabelecer relação entre o meio acadêmico e o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação e descrever o modo como o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação compreende suas características. Para tanto, realizamos uma pesquisa direcionada ao universo do adulto com Altas Habilidades, a partir de sua história de vida e de suas relações com a instituição acadêmica. A partir desta análise, o estudo conclui que a PAH/SD analisada possui três tipos de habilidades de fáceis identificações: a habilidade pictórica (Antunes, 2002), a espacial, e a musical (Gardner,1974). Por fim, para além das análises das características, nos posicionamos a favor de uma ampliação das pesquisas, bem como das divulgações dos estudos sobre as Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que, embora a longo prazo, a sociedade consiga reconhecer as pessoas com esta condição, sem preconceitos e estereótipos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APO17102013.pdf513,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.