Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4043
Tipo: TCC
Título: Altas habilidades/superdotação no ensino superior: estudo de caso de um adulto com características de altas habilidades/ superdotaçao
Autor(es): Oliveira, Alexandro Pereira de
Rabelo, Maria da Conceição da Silva
Pereira, Semíramis Linhares Alves
Primeiro Orientador: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
Resumo: O presente estudo analisa as características subjetivas de um adulto com Altas Habilidades/Superdotação aluno da Universidade Federal da Paraíba através de um estudo de caso. Com base nas características conceituais construídas a partir de investigação bibliográfica, objetivamos analisar a compreensão do estudante com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior, bem como, conhecer as características que definem as Altas Habilidades/Superdotação; identificar os meios de que a instituição dispõe para o acompanhamento do aluno com Altas Habilidades/Superdotação; estabelecer relação entre o meio acadêmico e o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação e descrever o modo como o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação compreende suas características. Para tanto, realizamos uma pesquisa direcionada ao universo do adulto com Altas Habilidades, a partir de sua história de vida e de suas relações com a instituição acadêmica. A partir desta análise, o estudo conclui que a PAH/SD analisada possui três tipos de habilidades de fáceis identificações: a habilidade pictórica (Antunes, 2002), a espacial, e a musical (Gardner,1974). Por fim, para além das análises das características, nos posicionamos a favor de uma ampliação das pesquisas, bem como das divulgações dos estudos sobre as Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que, embora a longo prazo, a sociedade consiga reconhecer as pessoas com esta condição, sem preconceitos e estereótipos.
Abstract: This study analyzes the subjective characteristics of an adult with High Ability / Gifted student of the Federal University of Paraíba through a case study. Based on the conceptual characteristics constructed from bibliographic research, we aimed to assess student understanding with High Abilities / Giftedness in Higher Education, as well as knowing the characteristics that define the High Abilities / Giftedness; identify ways that the institution has to monitoring of students with High Abilities / Giftedness; establish the relationship between academia and the guy with High Abilities / Giftedness and describe how individuals with High Abilities / Giftedness understand its characteristics. Therefore, this research aimed to the world of adult with High Ability, from his life history and its relations with the academic institution. From this analysis, the study concludes that the PAH / SD has analyzed three types of easy identification skills: the ability pictorial (Antunes, 2002), the spatial and musical (Gardner, 1974). Finally, in addition to the analyzes of the characteristics in positioned in favor of further research, as well as the disclosures in studies of highly talented / gifted, so that, although in the long term, the company can recognize the people with this condition, without prejudices and stereotypes.
Palavras-chave: Altas habilidades - superdotação
Educação especial
Aluno - superdotado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4043
Data do documento: 5-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APO17102013.pdf513,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.