Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4051
metadata.dc.type: TCC
Title: Contação de história na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Lucicleide Damiana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto
metadata.dc.description.resumo: A contação de história é uma arte que vem de civilização antiga transmitindo conhecimento para gerações futuras através da oralidade, mantendo se viva a cultura, surgindo assim lendas, mitos e contos os quais as pessoas gostam de ouvir, apesar do avanço da tecnologia. Porém, é uma metodologia que deve ser desenvolvida no espaço escolar como ferramenta de apoio a aprendizagem infantil, desencadeando a imaginação, a criatividade, expressão oral, lado critico da criança. Considerando a sua relevância, este trabalho tem como metodologia repensar na práxis do educador, no desenvolvimento de competências para o aprimoramento da prática de contação histórias no ambiente escolar, como forma de enriquecer o conhecimento cultural, os quais fortalecem as aprendizagens múltiplas. Buscando o apoio dos documentos educacionais como suporte para o desenvolvimento da mesma. Para o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia utilizada teve um caráter qualitativo, com a aplicação de entrevistas com educadores da educação infantil, com intenção de resgatar a experiência sobre a práxis da contação de histórias em sala de aula infantis, possibilitando conhecer as habilidades e competências sobre a postura do educador diante aos novos contextos. Levando-o a reflexão da suma relevância da contação de história no desenvolvimento da criança.
Abstract: The storytelling is an art that comes from ancient civilization transmitting knowledge to future generations through the oral tradition, keeping alive the culture giving rise to legends, myths and tales which people like to hear, despite the advancement of technology. However, it is a methodology that must be developed within the school as a tool to support children's learning, unleashing the imagination, creativity, oral expression, critical side of the child. Considering its importance, this work is rethinking methodology in the practice of educators in developing skills for improving the practice of storytelling tales at school as a way to enrich the cultural knowledge, which strengthens the multiple learning. Searching for the support of educational documents as support for its development. To develop the research, the methodology was qualitative in nature, with the application of interviews with educators in early childhood education, with intention to redeem the experience on the practice of storytelling in the classroom for children, allowing to know the skills and competencies on the educator's posture on the new contexts. Taking the reflection of the utmost relevance of storytelling in Child development.
Keywords: Educação Infantil
Práxis do educador
Contação de história
Early Childhood Education
Praxis educator
Storytelling
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4051
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LDS18032014.pdf528,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.