Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4051
Tipo: | TCC |
Título: | Contação de história na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Lucicleide Damiana da |
Primeiro Orientador: | Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto |
Resumo: | A contação de história é uma arte que vem de civilização antiga transmitindo conhecimento para gerações futuras através da oralidade, mantendo se viva a cultura, surgindo assim lendas, mitos e contos os quais as pessoas gostam de ouvir, apesar do avanço da tecnologia. Porém, é uma metodologia que deve ser desenvolvida no espaço escolar como ferramenta de apoio a aprendizagem infantil, desencadeando a imaginação, a criatividade, expressão oral, lado critico da criança. Considerando a sua relevância, este trabalho tem como metodologia repensar na práxis do educador, no desenvolvimento de competências para o aprimoramento da prática de contação histórias no ambiente escolar, como forma de enriquecer o conhecimento cultural, os quais fortalecem as aprendizagens múltiplas. Buscando o apoio dos documentos educacionais como suporte para o desenvolvimento da mesma. Para o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia utilizada teve um caráter qualitativo, com a aplicação de entrevistas com educadores da educação infantil, com intenção de resgatar a experiência sobre a práxis da contação de histórias em sala de aula infantis, possibilitando conhecer as habilidades e competências sobre a postura do educador diante aos novos contextos. Levando-o a reflexão da suma relevância da contação de história no desenvolvimento da criança. |
Abstract: | The storytelling is an art that comes from ancient civilization transmitting knowledge to future generations through the oral tradition, keeping alive the culture giving rise to legends, myths and tales which people like to hear, despite the advancement of technology. However, it is a methodology that must be developed within the school as a tool to support children's learning, unleashing the imagination, creativity, oral expression, critical side of the child. Considering its importance, this work is rethinking methodology in the practice of educators in developing skills for improving the practice of storytelling tales at school as a way to enrich the cultural knowledge, which strengthens the multiple learning. Searching for the support of educational documents as support for its development. To develop the research, the methodology was qualitative in nature, with the application of interviews with educators in early childhood education, with intention to redeem the experience on the practice of storytelling in the classroom for children, allowing to know the skills and competencies on the educator's posture on the new contexts. Taking the reflection of the utmost relevance of storytelling in Child development. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educador Contação de história |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4051 |
Data do documento: | 23-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LDS18032014.pdf | 528,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.