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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4052Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Medeiros, Janaína Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-04T15:02:36Z | - |
| dc.date.available | 2014-09-02 | - |
| dc.date.available | 2018-05-04T15:02:36Z | - |
| dc.date.issued | 2012-05-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4052 | - |
| dc.description.abstract | This work is the result of a research conducted in the New Life Education Center (CEVN), located in the settlement of Capim de Cheiro in the city of Caaporã / PB, an institution that houses children and adolescents at social risk. The objective is to analyze the process of teaching and learning of these children and adolescents assisted by this institution. Besides CEVN, the Municipal School Jose Maria Bandeira, institution where study respondents, was also part of our research field. To do so, elect as methodological approach in the two institutions to participant observation, intervention and semi-structured interview, in addition to the literature review. To discuss the theme discussed in the theoretical course, was used as the main references: Brandão (1980, 2006); Faleiros and Faleiros (2008), Freire (1997, 2002); Gadotti (2009); Graciane (2009), Group and Streets squares (1998), Petrus (2003), Tenorio (2006); Zabala (1998), among others. In this sense, it was observed in the accounts of the Cevn educators, the teacher and interviewees, that although the school is not yet prepared to receive subject from the streets, is the action of the teacher who actually proposes ways to insert them into activities in order to overcome prejudices. However, the fact that the school is not yet prepared to receive students at risk, the Process of Teaching and Learning is hindered. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-04T15:02:36Z No. of bitstreams: 1 JSM02092014.pdf: 2184527 bytes, checksum: 83d6d29055c04ef8a9c7fefff7de3280 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-04T15:02:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSM02092014.pdf: 2184527 bytes, checksum: 83d6d29055c04ef8a9c7fefff7de3280 (MD5) Previous issue date: 2012-05-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação social | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Crianças - situação de risco | pt_BR |
| dc.subject | Adolescentes - situação de risco | pt_BR |
| dc.title | A educação como ressocialização de meninos de rua: das ruas e praças para o sítio e a escola | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pimenta, Sônia de Almeida | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Centro Educacional Vida Nova (CEVN), localizado no Assentamento Capim de Cheiro, no Município de Caaporã/PB, instituição que abriga crianças e adolescentes em situação de risco. Objetiva-se analisar o Processo de Ensino e Aprendizagem destas crianças e adolescentes assistidas por esta instituição. Além do CEVN, a Escola Municipal José Maria Bandeira, instituição onde os pesquisados estudam, também fez parte do nosso campo de pesquisa. Para tanto, elege-se como percurso metodológico nas duas instituições a observação participante, intervenção e entrevista semi-estruturada, além da revisão bibliográfica. Para discutir a temática abordada, no percurso teórico, foi utilizado como principais referências: Brandão (1980, 2006); Faleiros e Faleiros (2008); Freire (1997, 2002); Gadotti (2009); Graciane (2009); Grupo Ruas e Praças (1998); Petrus (2003); Tenório (2006); Zabala (1998), entre outros. Neste sentido, foi possível observar nos relatos dos educadores do CEVN, da professora e dos entrevistados, que apesar da instituição escolar ainda não se encontrar preparada para receber sujeitos oriundos das ruas, é a ação do docente que efetivamente propõe meios de inseri-los nas atividades de modo a superar preconceitos. No entanto, o fato de a escola ainda não se encontrar preparada para receber alunos em situação de risco, o Processo de Ensino e Aprendizagem é dificultado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSM02092014.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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