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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4053
Tipo: | TCC |
Título: | A inclusão de alunos surdos em cursos técnicos: uma reflexão sobre o IFPB campus João Pessoa |
Autor(es): | Lima, Jailto Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar a trajetória da educação de surdos, o seu início nas sociedades europeia e norte americana, chegando ao Brasil no Século XIX, passando por períodos em que prevaleceram modalidades que ditaram regras como o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo, chegando à Política de Educação inclusiva Brasileira, até ocupar seu espaço no Ensino Tecnológico, mais precisamente no IFPB - câmpus João Pessoa, onde se mantém à custa de muito trabalho e empenho dos profissionais e alunos daquela renomada Instituição. Metodologicamente, levantaram-se dados institucionais sobre as questões relacionadas às várias transformações ocorridas desde a antiga Escola de Aprendizes da Paraíba, passando pela Escola Técnica Federal da Paraíba e o Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba até chegar no atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba como também à inclusão de surdos, seguido empiricamente de um pontual levantamento da impressão dos envolvidos diretamente com a questão da educação de surdos, ou seja, profissionais e alunos que utilizam a LIBRAS no Âmbito do IFPB. Os resultados demonstraram que a educação de surdos apresenta muitos pontos positivos, mas também enfrenta problemas que foram apontados tanto por profissionais como por alunos, mas que são problemas considerados por nós como de fácil solução e que uma vez solucionados, colocarão a educação de surdos numa condição mais favorável para os seus educandos. |
Abstract: | This study aimed to analyze the trajectory of deaf education, its beginning in European and North American societies coming to Brazil in the nineteenth century, passing through periods that prevailed modalities that dictated oralism, Total Communication and Bilingualism rules, reaching the Brazilian inclusive Education Policy, to occupy its space in Technological Education, more precisely in IFPB - Joao Pessoa campus, where it remains through hard work and commitment of professionals and students of that renowned institution. Methodologically, rose institutional data on issues related to various transformations that have occurred since the former School for the Paraíba, through the Federal Technical School of Paraiba and the Federal Center of Technological Education of Paraíba to arrive at the current Federal Institute of Education, Science and technology of Paraíba and also the inclusion of deaf empirically followed by a spot survey of printing directly involved with the issue of deaf education, ie, professionals and students who use LIBRAS in scope of IFPB. The results demonstrated that the education of the deaf has many positives, but it also faces problems that were indicated both by professionals and by students, but problems that are considered by us as an easy solution and that once solved, will put the education of the deaf in more favorable condition for their students. |
Palavras-chave: | Educação Surdez Ensino tecnológico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4053 |
Data do documento: | 19-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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