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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4054
Tipo: TCC
Título: Leitura na educação infantil
Autor(es): Silva, Maria Sandra Roberta da
Primeiro Orientador: Toscano, Geovânia da Silva
Resumo: A infância é uma etapa da vida que requer um cuidado singular no trato do incentivo às práticas de leitura. Sabe-se que, desde a mais terna idade há necessidade que, as pessoas que cuidam e educam as crianças, utilizem ações que favoreçam o habito de ler. Este trabalho objetiva analisar a relação entre leitura e letramento no I Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Salomão Ginsburg, partindo da hipótese de que a leitura constitui uma ferramenta importante para se contemplar o letramento nas séries iniciais. O estudo trouxe uma análise acerca das práticas de leituras e os planejamentos de trabalho dos docentes na referida escola. Permitiu verificar que as ações não estão em conformidade com o que aponta as orientações dos documentos nacionais que norteiam o fazer pedagógico pautado no compromisso da formação de cidadãos conscientes, autônomos, livres e capazes de participar das práticas sociais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho bibliográfica e documental segmentada de uma pesquisa de campo de caráter descritiva. No campo empírico a pesquisa pleiteou uma abordagem qualitativa, a qual foi delineada por uma lista de observação da instituição escolar investigada e por um questionário misto aplicado com cinco professoras das séries iniciais. A abordagem envolvendo as docentes favoreceu que fizéssemos uma contextualização entre a realidade praticada pelas referidas professoras e os embasamentos teóricos que serviram de suporte para esclarecer acerca do tema em pauta. O estudo elencado no presente trabalho possibilitou compreender e esclarecer a causa do problema apresentado na instituição escolar de campo de pesquisa. Os resultados averiguados indicam que as docentes abordadas necessitam refletir e rever suas práticas pedagógicas de leitura, como também, melhorar seus planejamentos de trabalhos pleiteando que seus alunos consigam adquirir condições de tornarem-se letrados.
Abstract: Childhood is a stage of life that requires meticulous care in dealing with the encouragement of reading practices. It is known that, from an early age that there is a need, people who care for and educate children, using actions that foster the habit of reading. This paper aims to analyze the relationship between reading and literacy in the First Cycle of Basic Education Escola Municipal Salomão Ginsburg, on the assumption that reading is an important tool to include literacy in the early grades. The study made a review about the practices of reading and planning work of the teachers in that school. Allowed to verify that the actions are not in accordance with the guidelines aiming national documents that guide the pedagogical guided the commitment to train citizens aware, autonomous, free and able to participate in social practices. The methodology used was a survey of literature and documents segmented nature of a field survey of descriptive character. On the empirical research has pleaded a qualitative approach, which was outlined by a watch list of the school and investigated by a mixed questionnaire applied with five teachers of the lower grades. The approach involving teachers encouraged us to do a contextualization between reality practiced by those teachers and theoretical bases that supported to clarify about the topic under discussion. The study part listed in this study allowed us to understand and explain the cause of the problem presented in the school field research. The results indicate that the investigated teachers addressed need to reflect and revise their teaching of reading, but also improve their planning work claiming that their students may acquire conditions become literate.
Palavras-chave: Leitura
Letramento
Práticas de leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4054
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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