Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Ana Célia Pires-
dc.date.accessioned2018-05-07T11:18:23Z-
dc.date.available2013-10-11-
dc.date.available2018-05-07T11:18:23Z-
dc.date.issued2013-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4056-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-07T11:18:23Z No. of bitstreams: 1 ACPC11102013.pdf: 849094 bytes, checksum: 52c20e070dc56432c76de296ce8c9404 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T11:18:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACPC11102013.pdf: 849094 bytes, checksum: 52c20e070dc56432c76de296ce8c9404 (MD5) Previous issue date: 2013-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleFormação do(a) professor(a) na educação infantil: mitos, verdades e caminhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoA Formação do(a) Professor(a) tem sido um tema muito discutido atualmente, mas necessita de constante estudo e pesquisa, pois ainda é muito comum atuarem nesta fase pessoas sem a formação exigida. Por se tratar de crianças pequenas ainda existe o mito de que qualquer profissional pode cuidar e educar os pequeninos. Mesmo que a legislação determine que a Educação Infantil é parte da Educação Básica e que os profissionais devam possuir formação adequada, isto ainda não ocorre em creches e pré- escolas. Partindo desse pressuposto, este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso em uma creche no município de Cabedelo/ PB com o objetivo de identificar a formação inicial dos(as) professores(as) de Educação Infantil de uma creche pública; verificar a formação continuada oferecida pela rede pública municipal e a participação dos(as) professores(as) nas mesmas e analisar a importância da formação inicial e continuada no desenvolvimento da prática dos professores na creche. O estudo foi realizado através de observações na instituição, registradas no Diário de Campo, bem como entrevistas com as professoras. Os referenciais teóricos que alicerçam este trabalho tomaram por base os estudos de Cerisara (1999), Kishimoto (2005), Gatti (2010), Lima (2001), Gomes (2009) e Oliveira (2002). Os resultados da pesquisa demonstram uma lacuna ainda na formação inicial. Demonstrando uma satisfação e valorização da formação contínua para as professoras da creche pesquisada e a participação assídua e satisfatória delas na mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACPC11102013.pdf829,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.