Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4058| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação popular: recortes da educação não formal na pedagogia de Tião Rocha |
| Autor(es): | Procópio, Alenilda Araújo de Souza Silva, Kássya dos Santos Azevedo, Maria do Rozário Fonseca |
| Primeiro Orientador: | Palhano, Tânia Rodrigues |
| Resumo: | Visando o entendimento acerca da Educação Popular, com foco na educação não formal, que não coincide com o ensino tradicional escolar, elaboramos este Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como objetivo compreender a pedagogia de Tião Rocha no âmbito da educação não formal e como espaço educativo da Educação Popular , pensada em termos coletivos e tendo a cidadania como eixo central, levando em consideração a vivência e experiência do ser humano em suas múltiplas áreas de abrangências: sociais, culturais, políticas, democráticas e em especial as educacionais, em espaços diferenciados mostrando que a pedagogia de Tião Rocha, apresenta formas alternativas de se escolarizar, vez que segundo ele, educação e escolarização, são coisas distintas e com os exemplos que temos com a educação formal, devemos repensar a importância e necessidade de reflexão e crítica diante da realidade escolar vivida no presente, visto que na atualidade, ter analfabetos no país não pode ser considerado um problema econômico, mas sim, um problema ético, social e político. Por fim, conclui-se que Educação Popular deve ter conteúdos significativos e voltados para a realidade e para as necessidades e interesses dos educandos e que, uma modalidade de educação não é mais importante que a outra, uma vez que ambas se interpenetram. Elas ocorrem na vida dos indivíduos e, precisamente pela importância, há a necessidade da educação intencional, sobretudo a formal, escolarizada, a fim de alcançar objetivos pré-estabelecidos. Razões pelas quais escolhemos este tema, visando contribuir para a Ciência, a Educação Popular e a Sociedade. |
| Abstract: | Con el objetivo de la comprensión de la Educación Popular, con un enfoque en la educación no formal, que no coincide con la escuela de enseñanza tradicional, preparada esta Obra finalizar el curso, con el objetivo de entender la pedagogía Tião Rocha bajo la educación no formal como un espacio la educación de la Educación Popular, concebido en términos colectivos y con la ciudadanía como eje central, teniendo en cuenta la experiencia y los conocimientos del ser humano en sus diferentes ámbitos cubiertos: sobre todo social, cultural, política, democrática y educativa en diferentes espacios mostrando que la pedagogía de Tião Rocha presenta formas alternativas de educación, ya que según él, la educación y la escolarización, y son distintos de los ejemplos que tenemos en la educación formal, tenemos que repensar la importancia y necesidad de la reflexión y la crítica en el realidad escolar vivió en el presente, como en la actualidad, ser analfabeta en el país no se puede considerar un problema económico, sino un imperativo ético, social y político. Por último, llegamos a la conclusión de que la Educación Popular debe tener un contenido significativo y frente a la realidad y las necesidades e intereses de los alumnos y que una modalidad de la educación no es más importante que el otro, ya que ambos se interpenetram. Se producen en la vida de las personas y, precisamente por la importancia, la necesidad de la educación intencional escolarización, sobre todo formal, con el fin de alcanzar los objetivos predeterminados. Razones por las que elegimos este tema para contribuir a la Ciencia, Educación Popular y Sociedad. |
| Palavras-chave: | Educação popular Educação formal Educação não formal |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4058 |
| Data do documento: | 18-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AASP01102013.pdf | 673,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
