Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4059
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino médio na modalidade EJA: perfil de alunos e professores do ensino supletivo da UFPB
metadata.dc.creator: Araújo, Maria Luisa Lira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Glória das Neves Dutra
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho abordou indagações e reflexões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos e procurou analisar o Ensino Médio nessa modalidade nas respectivas dimensões: as razões que levaram os alunos escolherem essa modalidade de ensino, possíveis dificuldades encontradas por esse contingente nas disciplinas e na interação jovem/ adulto, a visão dos professores em relação à dualidade de gerações e a metodologia utilizada por eles. O trabalho também apresentou que ensinar jovens e adultos é uma atividade que requer empenho e responsabilidade, seja na forma de administrar, avaliar ou de pensar a educação nessa modalidade. Nesse sentido, possa favorecer um segmento social justo, transformador e consciente numa perspectiva de compreensão e construção de conceitos éticos e corretos na formação de uma escola igualitária, onde todos possam ingressar na Educação Básica, Fundamental e num Ensino Médio de qualidade, permitindo assim o acesso às oportunidades de igualdade e de bem estar social. O estudo teve como campo de pesquisa o Ensino Médio (Supletivo) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, no período da tarde. Para a realização deste estudo foi adotado como enfoque metodológico a pesquisa de caráter etnográfico, pois sua abordagem de investigação científica traz contribuições para o campo das pesquisas qualitativas que se interessam pelo estudo das desigualdades e exclusões sociais. Espero que o trabalho possa contribuir para o campo de Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a reflexão das distintas dimensões que compõem essa modalidade.
Abstract: This study has addressed questions and reflections related to the education of youth and adults, and tried to analyze the High School in this modality in the respective dimensions: the educational policies of the EJA, the reasons that led the students choose this teaching modality, possible difficulties encountered by that contingent in the disciplines and interaction young / adult, the vision of teachers in relation to the duality of generations, and the methodology used by them. The study had as research field the high school (supletivo) of the Federal University of Paraiba, UFPB, in the afternoon. In addition, for conducting this study was adopted as a methodological focus the ethnographic character research, because its scientific inquiry brings contributions to the field of qualitative research interested in the study of inequality and social exclusion. I hope this work can contribute to the field of education of youths and adults in owing to the reflection of the different dimensions that compose this modality.
Keywords: Educação
Ensino médio
Educação de jovens e adultos
Education
Secondary
Youth and adult education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4059
Issue Date: 12-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLLA17102013.pdf690,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.