Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Selma Teotônio de-
dc.date.accessioned2018-05-07T12:53:48Z-
dc.date.available2014-02-05-
dc.date.available2018-05-07T12:53:48Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4061-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the connection of Law 11.645/2008 with Youth and Adults through Digital Technologies. This legislation seeks to implement the school curriculum at all levels of learning compulsory teaching of history and culture african-Brazilian and indigenous. In the process of building our country saw that spread prejudice, discrimination, where the black and indium were excluded from the procedure and civilizational interaction, thereby entrenching the elite in Brazil, making the blacks and Indians negative percentage. Thus, we understand that teaching in adult education needs meet the new requirements that deal with pedagogical practices that talk about the cultural diversities and latent inclusive education in the digital field. The methodology was qualitative historical research, from literature sources, documentary, webgráficas and its interaction with the stage in a class of Youth and Adults (EJA), through participatory research. The locus was the Municipal School of Basic Education Teacher Afonso Pereira da Silva. Therefore, our goal is to contribute to the application of Law 11.645/2008, giving also the importance of creating new teaching methodologies and initiatives aimed at both the entry and the student remained in school, but also to combat racial prejudice inside and outside the classroom, in particular, made possible by major digital sources available today, such as blogs, websites, social networks, among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-07T12:53:48Z No. of bitstreams: 1 MSTO05122014.pdf: 1551933 bytes, checksum: dd107778ee09b2f10fc65152b35f2e46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T12:53:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSTO05122014.pdf: 1551933 bytes, checksum: dd107778ee09b2f10fc65152b35f2e46 (MD5) Previous issue date: 2013-09-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008pt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleEducação afro brasileira e indígena: a conexão da lei 11.645∕2008 com a educação de jovens e adultos através das tecnologias digitaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade analisar à conexão da Lei 11.645∕2008 com a Educação de Jovens e Adultos através das Tecnologias Digitais. A referida legislação visa implementar no currículo escolar de todos os níveis de ensino à obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. No processo da construção do nosso país vimos que se propagou o preconceito, discriminação, onde o negro e o índio foram excluídos do procedimento civilizatório e interacional, enraizando assim a elite no Brasil, fazendo do negro e do índio percentuais negativos. Sendo assim, compreendemos que o ensino na EJA necessita atender as novas exigências que tratam sobre práticas pedagógicas que falam sobre às diversidades culturais e da latente educação inclusiva no campo digital. A metodologia utilizada foi a pesquisa histórica qualitativa, a partir de fontes bibliográficas, documentais, webgráficas e sua interlocução com o estágio em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da pesquisa participante. O lócus foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Afonso Pereira da Silva. Assim sendo, nosso intuito é contribuir com a aplicação da Lei 11.645/2008, dando também a importância de se criar novas metodologias de ensino e iniciativas que visem não só o ingresso e a permanecia do aluno na escola, como também, o combate ao preconceito racial dentro e fora da sala de aula, em especial, possibilitado por importantes fontes digitais, disponíveis na atualidade, como: blogs, sites, redes sociais, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSTO05122014.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.