Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4063
Tipo: TCC
Título: A formação do professor para o atendimento educacional especializado
Autor(es): Chaves, Isaura Suelle Sousa
Nunes, Maria da Conceição Alexandre
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O presente trabalho discute e analisa a formação dos profissionais da área da Educação que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado. Tal temática torna possível o esclarecimento de alguns conceitos, possibilitando a compreensão dos tipos de deficiências, as causas e como é feito odiagnostico, bem como a terminologia mais adequada para tratar sobre cada tipo de deficiência. Atualmente, políticas públicas eficazes se fazem cada vez mais necessárias para garantir serviços especializados que contribuam para a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns. Neste sentido, consideramos oportuno fazer uma reflexão sobre os fatores que colaboram para que as crianças com deficiência não estejam na sala de aula, a discriminação sofrida por esse público e as denominações deturpadas que foram se tornando ultrapassadas no decorrer da história. A Educação do Brasil requer mudanças urgentes, como as construções de escolas inclusivas, para garantir o direito dessas pessoas frequentarem o ensino regulare ter acesso a educação, o que inclui também uma cessação do professor que realiza atividades educativas excludentes contribuindo para a segregação desses alunos. A Educação Especial, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), se ocupa da educação das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino e em instituições especializadas. Esse Atendimentoé de suma importância para o desenvolvimento desse público, pois complementa o processo de escolarização, além de colaborar para o processo de transformar as escolas públicas em escolas inclusivas. Ao investigar sobre a formação do professor para atuar no AEE descobrimos que nem todos foram formados para tal, muitos aprendem a desenvolver esse trabalho com a prática cotidiana, e ainda, reconhecema necessidade de aprimorar os seus conhecimentos através de capacitações.
Abstract: This paperdiscusses and analyzesthe training ofprofessionalswho work withtheEducationSupport ServicesSpecialized Education. This themeenablesthe clarificationof some concepts, showing the typesof disabilities, the causes and howthe diagnosisis made, as well as themost suitable terminologyto treatabout every type ofdisability.Currently, effective public policiesare madeincreasinglynecessary to ensurespecialized servicesthat contribute tothe inclusion of studentswith disabilities in class ordinary. Therefore, we considerit appropriateto reflect onthe factorsthat contribute tochildrenwith disabilitiesare notin the classroom, the discrimination sufferedby that publicandmisleadingdesignationsthatwerebecomingoutdatedin the courseof history. TheEducation ofBrazilrequiresurgent changes, such as the construction ofinclusive schools, to ensurethe rightof those peopleattendordinary schooland haveaccess toeducation, which includestermination of ateacher whoconductsexclusiveeducational activitiescontributing to thesegregationof these students.TheSpecial Educationthrough theEducational ServiceSpecialist(ESA) is concerned with theeducation of personswith disabilities, pervasive developmental disordersandhigh ability/ giftedinthe ordinary educationandspecial institutions. ThisServiceisof paramountimportance for the developmentof this public,it complementsthe educational process, and contribute to theprocess of turningpublic schoolsintoinclusive schools.To investigate the formation of the teacher to act in ESA found that not all were trained to do so, many learn to develop this work with everyday practice, and also recognize the need to enhance their knowledge through training.
Palavras-chave: Formação docente
Educação especial
Atendimento educacional especializado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4063
Data do documento: 13-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISSC10102013.pdf364,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.