Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4064
Tipo: | TCC |
Título: | O papel da EAD na inclusão de alunos com surdez: um estudo sobre a UFPB Virtual |
Autor(es): | Ribeiro, Joércia Soênia de Lacerda Zinn, Luzia Fandinho |
Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa é resultado de um estudo de caso realizado nos pólos da UFPB Virtual através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) e da Subcoordenação de Controle Acadêmico (SCA), a partir de onde buscou-se coletar dados e informações quantitativas a respeito dos alunos surdos matriculados no ensino superior a distância. Também foram realizadas entrevistas com alunos surdos do curso de Letras/LIBRAS da UFPB Virtual, com o objetivo de entender, por meio da pesquisa qualitativa, como eles estão sendo incluídos nos dias atuais no ensino superior através da Educação a Distância, bem como, o que estes esperam do mercado de trabalho ao concluírem o curso. Para tanto, primeiramente fez-se necessário apresentarmos a trajetória da EAD, assim como a história da educação dos surdos, para que houvesse um melhor entendimento dos resultados obtidos na pesquisa de campo. Os resultados revelaram que os alunos com surdez sentem-se incluídos através da UFPB Virtual, como também, alguns destes, pensam que após concluírem o Ensino Superior terão dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho. |
Abstract: | This research is the result of a case study conducted at the poles UFPB through virtual Coordination of improvement of higher education personnel (CIHLP), the Center for technology and information (CTI) and the Academic Sub-coordination control (ASC), from where we attempted to collect data and quantitative information about the deaf students enrolled in higher education at distance. Interviews were conducted with deaf students of Letters/LIBRAS UFPB Virtual, with the goal of understanding, through qualitative research, as they are being including nowadays in higher education through distance education, as well as they expect the labor market to complete the course. To do so, first it was necessary to introduce the trajectory of ODL (Object Definition Language), as well as the history of deaf education, so that there was a better understanding of the results obtained in the research field. The results revealed that students with hearing loss feel included by Virtual UFPB, but also, some of these think that after completing higher education have difficulties in entering the labor market. |
Palavras-chave: | Educação virtual Ensino superior Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4064 |
Data do documento: | 12-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSLR04102013.pdf | 685,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.