Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ana Lúcia Batista de-
dc.date.accessioned2018-05-08T11:32:06Z-
dc.date.available2013-10-17-
dc.date.available2018-05-08T11:32:06Z-
dc.date.issued2013-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4079-
dc.description.abstractThis study is the historical context of education in San Rafael Community aiming to discuss the importance of community mobilization in support of the democratic school management in the public schools and their contribution to the debate about the relation x school community from the voices of community, showing the consequences of this relationship both in the community and at school. Was used for this study the literature, exploratory and field. Initially presented bibliographic data on management from legal documents, subsequently, presented research field through a qualitative semi-structured interviews, a third time the documents that define democratic management in school and in the fourth moment importance of meaningful participation of local community in building a democratic school management, which does not even give this school. We hope this work will contribute to the debate and discussion of local community participation in public school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T11:32:05Z No. of bitstreams: 1 ALBS17102013.pdf: 187189 bytes, checksum: bbe444ed10e5948ec80f7aa8f1e39f1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T11:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBS17102013.pdf: 187189 bytes, checksum: bbe444ed10e5948ec80f7aa8f1e39f1a (MD5) Previous issue date: 2013-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunidade São Rafaelpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleA mobilização da comunidade em prol da gestão escolar democrática na escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aragão, Wilson Honorato-
dc.description.resumoEste estudo parte da contextualização histórica da educação na Comunidade São Rafael tendo como objetivo discutir sobre a importância da mobilização da comunidade em prol da gestão escolar democrática na escola pública e sua contribuição para o debate a cerca da relação comunidade x escola a partir das vozes da comunidade, mostrando os reflexos desta relação tanto na comunidade como na escola. Utilizou-se para realização deste estudo a pesquisa bibliográfica, exploratória e de campo. Num primeiro momento, apresentou dados bibliográficos sobre a gestão a partir dos documentos legais, num segundo momento, apresentou uma pesquisa de campo, através de uma abordagem qualitativa entrevistas semiestruturada, num terceiro momento os documentos que definem gestão democrática na escola e num quarto momento a importância da participação significativa da comunidade local na construção de uma gestão escolar democrática, que não se dar ainda nesta escola. Esperamos que este trabalho contribua para a reflexão e discussão da participação da comunidade local na escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBS17102013.pdf182,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.