Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4080
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação inclusiva na educação infantil: limites e perspectivas no município de Piancó-PB
metadata.dc.creator: Souza, Ana Maria Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Israel Soares de
metadata.dc.description.resumo: A partir da nossa vivência em sala de aula e de nossas investigações no curso de Pedagogia da UFPB virtual, direcionamos nossos estudos para responder a seguinte questão: Como os professores da Educação Infantil do município de Piancó entendem e vivenciam a educação inclusiva na sua prática educativa? Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar como os alunos com deficiência são incluídos na escola de Educação Infantil no município de Piancó-PB, partindo da hipótese de que, se a educação é para todos, certamente, é possível termos salas inclusivas na perspectiva da Educação Especial. Partimos do pressuposto que a educação inclusiva acontece a cada passo, a partir do respeito à diversidade, o que é essencial para melhorar as atitudes perante a inclusão social, abordamos que todos têm direito à igualdade da cidadania, pois os caminhos pelos quais as pessoas com necessidades especiais vêm percorrendo é muito difícil, mas anseiam por superar os obstáculos que a sociedade coloca, e um dos desafios a conquistar é o rompimento do preconceito. Esta pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa com caráter empírico do tipo descritiva-explicativa que busca descrever e compreender os limites e as perspectivas dos professores da Educação Infantil sobre a inclusão de crianças com deficiências físicas na sala de aula de Educação Infantil. De acordo com os dados coletados, de modo geral, a pesquisa conclui que o discurso das professores entrevistadas, suas percepções e relatos se mostram favoráveis a inclusão de crianças com deficiência física na Educação Infantil de forma que não lhe seja negado o direito de adquirir conhecimentos múltiplos de igual forma o direito a acessibilidade no ambiente educacional.
Abstract: From our experience in the classroom and our investigations in the course of Pedagogy of virtual UFPB, we focus our studies to answer the question: How do teachers of Piancó municipality of Child Education understand and experience inclusive education in their educational practice ? Thus, this study aimed to analyze how students with disabilities are included in school for early childhood education in the municipality of Piancó-PB, on the assumption that if education is for everyone, certainly is possible to have inclusive classrooms in perspective of Special Education. We assumed that inclusive education happens at every step, from the respect for diversity, which is essential to improve attitudes towards social inclusion approach that everyone is entitled to equality of citizenship because the ways in which people with special needs are going through is very difficult, but yearn for overcoming the obstacles that society puts, and one of the challenges to conquer is the disruption of prejudice. This research is based on a qualitative approach with empirical descriptive explanatory type that seeks to describe and understand the limits and perspectives of Early Childhood Education teachers on the inclusion of children with disabilities in kindergarten classroom. According to the collected data, in general, the research concludes that the discourse of the interviewed teachers, their perceptions and reports have expressed their support for the inclusion of children with disabilities in kindergarten so that the right is not denied him to acquire knowledge multiple equally the right to accessibility in the educational environment.
Keywords: Educação Inclusiva
Educação Infantil
Inclusão na educação infantil
Inclusive Education
Early Childhood Education
Inclusion in Early Childhood Education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4080
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMSA18072014.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.