Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoura, Maria da Piedade Soares-
dc.date.accessioned2018-05-09T10:56:07Z-
dc.date.available2018-03-19-
dc.date.available2018-05-09T10:56:07Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4088-
dc.description.abstractThe objective of this work is to discuss existing bullying situations in the school from the point of view of teachers and students. In school, Bullying practice causes many disorders and anguishes, causing exclusion and isolation of students and consequently impeding the teaching and learning process, making it impossible to sustain a culture of peace and inclusion in the school space. Preparing education professionals to deal with the manifestations of Bullying will help the school environment to become a less violent place, allowing students to balance and overcome in dealing with their emotions, valuing tolerance and solidarity. However, we sought to conduct a field research whose focus was to understand what bullying is, how it occurs and its consequences in the school environment; to analyze the way in which educators perceive the existence of this phenomenon and how they interfere when they perceive the occurrence of bullying, besides verifying that the actions on the part of the teachers can imply in the occurrence of bullying in the classroom. Some scholars who defend the teacher-student relationship believe that the panorama of violence in the school environment can be modified as soon as the teacher-student interaction becomes a difference.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T10:56:07Z No. of bitstreams: 1 MPSC19032018.pdf: 376062 bytes, checksum: cefddde37b1e707ca6ffca0727ae3550 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T10:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPSC19032018.pdf: 376062 bytes, checksum: cefddde37b1e707ca6ffca0727ae3550 (MD5) Previous issue date: 2017-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscola - violênciapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleViolência na escola: uma reflexão sobre o bullying no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Clenice Paulino da Silva-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo discutir situações de bullying existentes na escola sob o ponto de vista de professores e alunos. Na escola a prática do Bullying, causam bastantes transtornos e angústias, originando exclusão e isolamento dos alunos e consequentemente impedindo o processo de ensino e aprendizagem impossibilitando a sustentação de uma cultura de paz e de inclusão no espaço escolar. O preparo dos profissionais da educação para lidarem com as manifestações do Bullying, contribuirá para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, possibilitando aos alunos o equilíbrio e a superação no lidar com suas emoções, valorizando a tolerância e a solidariedade. No entanto, buscou-se realizar uma pesquisa de campo cujo foco foi compreender o que é o bullying, como ele ocorre e as suas consequências no ambiente escolar; analisar a maneira como os educadores percebem a existência deste fenômeno e como interferem quando percebem a ocorrência do bullying, além de verificar se as ações por parte dos professores podem implicar na ocorrência do bullying na sala de aula. Alguns estudiosos que defendem a relação professor aluno, acreditam que o panorama da violência no ambiente escolar pode ser modificado a partir do momento que a interação professora aluno passe a fazer diferença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPSC19032018.pdf367,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.