Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4089
metadata.dc.type: TCC
Title: Representações sociais acerca da afetividade elaborada pelos professores de educação infantil
metadata.dc.creator: Sousa, Maria Elieuda Saraiva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Giovanna Barroca de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema a afetividade e suas representações sociais acerca dos professores de educação infantil. Foi construído a partir de textos de autores como: Piaget, Vygotsky e Wallon. Esta foi uma pesquisa de campo aplicada na creche municipal Otília Coura de Brito e na escola de ensino fundamental, Maria Marques Formiga de Sousa, situadas no município de São José da Lagoa Tapada, Paraíba. A pesquisa de campo teve caráter exploratório de cunho qualitativo, contendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado que foi respondido pelos professores da educação infantil e do ensino fundamental das mencionadas instituições. Tivemos como objetivo analisar a presença afetiva na prática pedagógica do professor da Educação Infantil e Educação Fundamental. Foi identificada de acordo com as respostas dadas pelos professores que os mesmos demonstram uma significação coerente com o termo indutor afetividade, apesar de ainda carecer de maior dedicação a relação afetiva. Consideramos que a afetividade na sala de aula pode assegurar um aprendizado significativo, cabendo ressaltar a importância do professor nesse processo.
Abstract: This work has as its theme the affectivity and its social representations about the teachers of infantile education. It was constructed from texts by authors such as: Piaget, Vygotsky and Wallon. This was a field research in the Otília Coura de Brito municipal day care center and the Maria Marques Formiga de Sousa elementary school, in the municipality of São José da Lagoa Tapada, Paraíba. The field research had a qualitative exploratory character, containing as a data collection instrument the semi - structured questionnaire that was answered by the nursery and elementary school teachers of the mentioned institutions. We aimed to analyze the affective presence in the pedagogical practice of the elementary and elementary school teacher. It was identified according to the answers given by the teachers that they demonstrate a meaning consistent with the term inducer affectivity, although it still lacks a greater dedication to the affective relation. We consider that the affectivity in the classroom can assure a significant learning, and it is important to emphasize the importance of the teacher in this process.
Keywords: Afetividade
Representações sociais
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4089
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MESS2017.pdf933,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.