Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4090
Tipo: TCC
Título: Problematizações sobre distúrbios e dificuldades de aprendizagem na escola
Autor(es): Videres, Jaqueline Patricia de Albuquerque
Primeiro Orientador: Rocha, Nathália Fernandes Egito
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar questões relacionadas as problematizações referentes as dificuldades e distúrbios de aprendizagem na escola, tem como fonte estudos literários, se configurando numa produção de revisão de literatura. O estudo partiu da necessidade de compreender os desafios enfrentados pelos professores no dia a dia na sala de aula com alunos que possuem dificuldades em aprender, assimilar e socializar o conhecimento. Muitas vezes essas crianças são ́ ́diagnosticadas`` em casa pelos pais ou na escola pelos seus professores e colegas, ocasionando um trauma ainda maior nessa fase inicial de aprendizagem. Por outro lado, se não for realizada uma avaliação correta, a criança acaba sendo rotulada negativamente como lerda e preguiçosa, por isso a importância da escola orientar os pais a procurar profissionais especializados como psicólogos, psicopedagogos e neuropediatra para que o diagnóstico seja formalizado e assim, favorecer as práticas que atuem sobre os problemas de aprendizagem encontrados. Usaremos como recurso metodológico a pesquisa de publicações realizadas nos portais do BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Repositório Eletrônico Institucional UFPB e ANPED, nos últimos 5 anos. Respaldamo-nos no referencial teórico de Arroyo, Kirk, Nunes e Silveira, Rotta, Ohlweiler e Riesgo, entre outros. Nas análises e discussão exploramos 9 artigos que fizeram referência ao tema sendo os quesitos principais para a execução deste trabalho.
Abstract: This work aims to address issues related to problematizations referents to the difficulties and learning disorders in the school, has as a source literary studies, becoming a production of literature review. The study started from the need to understand the challenges faced by teachers in the classroom day to day with students who have difficulties learning, assimilating and socializing knowledge. Often these children are “diagnosed” at home by parents or at school by their teachers and colleagues, causing an even greater trauma in this early stage of learning. On the other hand, if a correct assessment is not performed, the child ends up being labelled negatively as slow and lazy, so the importance of the school guiding the parents to look for specialized professionals as psychologists, psychopedagogues and neuropediatricians for the diagnosis to be formalized and thus, to favor practices that act on the learning problems encountered. We will use as a methodological resource the research of publications carried out in the portals of BDTD-Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, in the Institutional Electronic Repository UFPB and ANPED, in the last 5 years. We support ourselves in the theoretical references of Arroyo, Kirk, Nunes and Silveira, Rotta, Ohlweiler and Riesgo. In the analyses and discussion we explored 9 articles that made reference to the theme being the main questions for the execution of this work.
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem
Práticas pedagógicas
Dificuldades de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4090
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPAV15032018.pdf445,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.