Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Jaqueline Feliciano-
dc.date.accessioned2018-05-09T11:25:04Z-
dc.date.available2018-03-15-
dc.date.available2018-05-09T11:25:04Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4091-
dc.description.abstractThis work conclusion of course has the objective to analyze how the teachers of a nursery in Campina Grande understanding the BNCC for early childhood education. About the curriculum we comprehended a set of experiences with educative intentions (Moreira and Candau, 2017) that unify themselves to the knowledge of children to the complete development of the children (DCNEI, 2001). The National common curricular basis is a national law that governs the curriculum structure and we identify which is the understanding of the professionals of a institution of Early Childhood Education of the city (nursery) about BNCC to this segment? Were there participation of the teachers in the elaboration? Is the text compatible with the practices and the conditions of work available? We made a investigation from the circle of politics of Sthephen Ball to analyze the relation of context and the practice, we analyzed the process of elaboration of BNCC and if the teachers too part in the process of elaboration. To understand the context of practice of an early childhood education Campina Grande, we used technic of case study with a semi structured interview (Gil, 2008). Our work is based on studies of Moreira and Candau (2007), Mainards (2006), Campos (2016), Peroni and Caetano (2015) and many other. The analyze developed pointed to the teachers still have a traditional view about the curriculum and didn’t have participating in the elaboration of BNCC how intended the practice of teachers in some moments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T11:25:04Z No. of bitstreams: 1 JFG15032018.pdf: 609807 bytes, checksum: 4d874a7c708ced1ea8d3099de154e213 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T11:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFG15032018.pdf: 609807 bytes, checksum: 4d874a7c708ced1ea8d3099de154e213 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleBase Nacional Comum Curricular e educação infantil: análises e realidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Nathália Fernandes Egito-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que maneira a BNCC para a Educação Infantil está sendo compreendida pelos professores de uma creche municipal em Campina Grande. Sobre currículo compreendemos que seja um conjunto de experiências com intenções educativas (Moreira e Candau, 2007) que se unem aos conhecimentos das crianças para que se desenvolvam integralmente (DCNEI, 2010). A Base Nacional Comum Curricular sendo uma lei nacional que rege a estrutura curricular identificamos qual a compreensão dos profissionais de uma instituição de Educação Infantil municipal (Creche) sobre a BNCC para esse segmento. Houve participação deles na elaboração? O texto está condizente com a prática e as condições de trabalho disponíveis? Realizamos uma investigação a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball para analisar a relação do contexto e da prática analisamos o processo de elaboração da BNCC e se houve participação dos professores. Para perceber o contexto da prática de uma instituição de Educação Infantil em Campina Grande utilizamos a técnica de estudo de caso com uma entrevista semiestruturada (Gil, 2008). Nosso trabalho se fundamentou nos estudos de Moreira e Candau (2007), Mainardes (2006), Campos (2016), Peroni e Caetano (2015) entre outros. A análise desenvolvida apontou que os professores ainda tem uma visão tradicional sobre o currículo e não tiveram participação na elaboração da BNCC como pretendia a proposta da lei; também que a proposta não contempla a prática das professoras em alguns momentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFG15032018.pdf595,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.