Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Jacqueline dos Santos Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-09T11:38:55Z-
dc.date.available2018-03-14-
dc.date.available2018-05-09T11:38:55Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4092-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to identify and analyze the problems caused by the absence of the family in children's school life. Specific objectives were to understand the possible difficulties in the learning of children when parents are absent in school; describe how the family's participation in school happens; and verify the participation of the school institution in the family / school relationship. This work was developed from a qualitative study, with a field research in a public school. The study participants were the teachers, the manager and the families of that school. Data were collected through a questionnaire. In order to base the theoretical reference, readings of books, articles and academic works were developed in magazines and sites with educational bases. We searched for authors such as Pereira (2012), Paro (1999; 2000), Vergara (2009), among others, who contributed to the research. In the data analysis it was identified that the family does not participate in the school life of the children as the school craves, but we also realize that the school does not seek to involve the family as it should. There is a good relationship, but there is a lack of strategies for approaching family and school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T11:38:55Z No. of bitstreams: 1 JSOF14032018.pdf: 563787 bytes, checksum: e02531952608ec8b01d0fd00a298f13d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T11:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSOF14032018.pdf: 563787 bytes, checksum: e02531952608ec8b01d0fd00a298f13d (MD5) Previous issue date: 2018-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA participação da família na vida escolar das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Andrezza Raquel Cirne-
dc.description.resumoO objetivo deste foi identificar e analisar os problemas causados pela ausência da família na vida escolar das crianças. Como objetivos específicos, desejou-se compreender as possíveis dificuldades na aprendizagem das crianças quando os pais se mostram ausentes na escola; descrever como acontece a participação da família na escola e verificar a participação da instituição escolar na relação família/escola. Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo qualitativo, com uma pesquisa de campo em uma escola pública. Os participantes do estudo foram as professoras, a gestora e famílias daquela escola. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Para fundamentar o referencial teórico, foram desenvolvidas leituras de livros, artigos e trabalhos acadêmicos pesquisados em revistas e sites com embasamento educacionais. Pesquisou-se autores como Pereira (2012), Paro (1999; 2000), Vergara (2009), entre outros, que contribuíram com a pesquisa. Na análise de dados, identificou-se que a família não participa da vida escolar das crianças como a escola almeja, mas também percebeu-se que a escola não busca envolver a família como deveria. Há um bom relacionamento, mas faltam estratégias de aproximação entre família e escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSOF14032018.pdf550,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.