Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4092
Tipo: | TCC |
Título: | A participação da família na vida escolar das crianças |
Autor(es): | Félix, Jacqueline dos Santos Oliveira |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Andrezza Raquel Cirne |
Resumo: | O objetivo deste foi identificar e analisar os problemas causados pela ausência da família na vida escolar das crianças. Como objetivos específicos, desejou-se compreender as possíveis dificuldades na aprendizagem das crianças quando os pais se mostram ausentes na escola; descrever como acontece a participação da família na escola e verificar a participação da instituição escolar na relação família/escola. Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo qualitativo, com uma pesquisa de campo em uma escola pública. Os participantes do estudo foram as professoras, a gestora e famílias daquela escola. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Para fundamentar o referencial teórico, foram desenvolvidas leituras de livros, artigos e trabalhos acadêmicos pesquisados em revistas e sites com embasamento educacionais. Pesquisou-se autores como Pereira (2012), Paro (1999; 2000), Vergara (2009), entre outros, que contribuíram com a pesquisa. Na análise de dados, identificou-se que a família não participa da vida escolar das crianças como a escola almeja, mas também percebeu-se que a escola não busca envolver a família como deveria. Há um bom relacionamento, mas faltam estratégias de aproximação entre família e escola. |
Abstract: | The purpose of this study was to identify and analyze the problems caused by the absence of the family in children's school life. Specific objectives were to understand the possible difficulties in the learning of children when parents are absent in school; describe how the family's participation in school happens; and verify the participation of the school institution in the family / school relationship. This work was developed from a qualitative study, with a field research in a public school. The study participants were the teachers, the manager and the families of that school. Data were collected through a questionnaire. In order to base the theoretical reference, readings of books, articles and academic works were developed in magazines and sites with educational bases. We searched for authors such as Pereira (2012), Paro (1999; 2000), Vergara (2009), among others, who contributed to the research. In the data analysis it was identified that the family does not participate in the school life of the children as the school craves, but we also realize that the school does not seek to involve the family as it should. There is a good relationship, but there is a lack of strategies for approaching family and school. |
Palavras-chave: | Escola Família - escola Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4092 |
Data do documento: | 5-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSOF14032018.pdf | 550,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.