Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4096
Tipo: TCC
Título: Contribuição da literatura de cordel no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Fernandes Filho, Carlos Raimundo
Primeiro Orientador: Freire, Miriam Espíndula dos Santos
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar as contribuições que o gênero textual literatura de cordel pode trazer para o processo de ensino aprendizagem. Pretendemos ainda, observar como é utilizado, quais estratégias pedagógicas são desenvolvidas, os subsídios e colaboração que a temática pode trazer no tocante ao processo de desenvolvimento da leitura e escrita. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa foi qualitativa, classificada como exploratória, pois o tema ainda requer mais pesquisas, de estudo de campo, pois foi realizada visita e aplicação de questionário em uma escola no Município de São Bento-PB. Os sujeitos da pesquisa foram professores dos 3°, 4 o e5 o ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foi o questionário. Verificamos que todos os participantes da pesquisa demostraram ser favoráveis a introdução do cordel em sala aula, apesar de que uma porcentagem considerável, dizer nunca ter trabalhado com a temática em sala de aula. Todos os professores compartilharam do mesmo pensamento de que a literatura de cordel abre um vasto leque de possibilidades através das características que lhes são peculiar, como as gravuras, versos, rimas e conteúdos simples que despertam o interesse das crianças, isso tudo, contribui para a aquisição da leitura, escrita, linguagem oralidade. Sendo ainda, uma ótima oportunidade para o aluno conhecer as origens e meio cultural do seu contexto.
Abstract: The present research aims to analyze the contributions that the textual genre of cordel can bring to the process of teaching learning. We also intend to observe how it is used, pedagogical strategies are developed, the subsidies and collaboration which the thematic can bring to development process of reading and writing development. From the point of view of the approach, the research was qualitative, classified as exploratory, once the subject still requires more research, from a field study, because only a visit and application of questionnaire was executed at a school in the Municipality of São Bento-PB. The agents of the research were teachers of the 3rd, 4th and 5th year of elementary school. The instruments used for data collection were the questionnaires. We verified that all the participants of the research showed to be favorable to the introduction of the cordel in the classroom, although a very small percentage who said never to have worked with the theme in the classroom. All the teachers shared the same idea that cordel literature opens a wide range of possibilities through the characteristics that are peculiar to them, such as the pictures, verses, rhymes and simple contents that awaken the children's interest, all of which contributes to the acquisition of reading, writing, spoken language. It is also a great opportunity for the student to know the origins and cultural environment of his context.
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem
Literatura de cordel
Leitura - escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4096
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRFF08032018.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.