Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4102| Tipo: | TCC |
| Título: | Bullying escolar: uma violência silenciosa |
| Autor(es): | Nascimento, Wilma Oliveira do |
| Primeiro Orientador: | França, Marlene Helena de Oliveira |
| Resumo: | A violência nos espaços escolares tem se tornado um fato comum e sua elevada incidência tem gerado consequências danosas ao desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens em idade escolar. Trata-se de um grande e preocupante fenômeno em expansão: o bullying. Essa prática danosa vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes escolares e apresenta consequências nefastas para estes espaços, assim como para a construção de relações saudáveis entre os estudantes. Com a expansão das novas tecnologias, como celulares, tablets e computadores, a maneira como as agressões ocorrem também vem se modificado drasticamente, atingido as crianças e os jovens de forma tão direta quanto a violência física propriamente sofrida por este sujeitos. Neste contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo debater esta problemática fazendo um estudo sobre suas causas, consequências e as medidas que podem ser adotadas nos ambientes escolares para combater este fenômeno. Como fundamentação teórica do estudo nos embasamos em autores que transcorrem pela temática, tais como: Bock (2002), Lopes (2005), Candau (1999), Bulgraeen (2010), Calhau (2009) e Silva (2010). Estes autores vem discutindo conceitualmente esta problemática, buscando evidenciar os transtornos ocasionados na vida das vítimas, bem como o papel da família e da escola no combate ao fenômeno abordado. A metodologia da pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento um questionário com perguntas subjetivas, direcionadas aos docentes e discentes de uma instituição de ensino localizada no Município de Cuité de Mamanguape, Estado da Paraíba. Após a aplicação dos questionários, foi realizada a análise das respostas, resultando no entendimento do crescente índice de bullying no espaço escolar. Os resultados da pesquisa demostraram que o bullying é uma modalidade de violência que incide de forma direta na vida das crianças e dos jovens. Neste contexto, mesmo não havendo um estudo aprofundado deste fenômeno por parte dos docentes entrevistados, estes compreendem a gravidade do fenômeno, demostrando que há uma relação direta entre os atos violentos e a desmotivação dos discentes, gerando, consequentemente, prejuízos ao processo de ensino aprendizagem. |
| Abstract: | The violence in school spaces has become a common occurrence and your high incidence has generated damaging consequences to the psychosocial development of children and young people of school age. This is a major and worrying phenomenon in expansion: the bullying. This harmful practice is gaining more and more space in school environments and introduces harmful consequences for these spaces, as well as for building healthy relations between students. With the expansion of new technologies, such as cell phones, tablets and computers, the way the attacks occur also has been modified dramatically, hit children and young people so as to direct actual physical violence suffered by this subject. In this context, the present work has as main objective to discuss this problem doing a study about its causes, consequences and the measures that can be adopted in school environments to combat this phenomenon. As a theoretical basis for the study in embasamos in authors who set the theme, such as: Bock (2002), Lee (2005), Candau (1999), Bulgraeen (2010), Boulder (2009) and Silva (2010). These authors has been discussing this issue conceptually, seeking to highlight the troubles caused in the lives of victims, as well as the role of the family and the school in combating the phenomenon. The methodology of the research took place through a qualitative approach, using a questionnaire as an instrument with subjective questions, directed to teachers and students of an educational institution located in the municipality of Cuité de Mamanguape, State of Paraíba. After application of the questionnaires, analysis of responses, resulting in the understanding of the growing rate of bullying in the school space. The survey results demonstrated that the bullying is a form of violence that focuses directly on the lives of children and young people. In this context, even in the absence of an in-depth study of this phenomenon on the part of the teachers interviewed, these include the seriousness of the phenomenon, showing that there is a direct relationship between violent acts and the motivation of students, generating thus damage to the teaching process learning. |
| Palavras-chave: | Bullying Violência escolar Vítima - agressor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4102 |
| Data do documento: | 27-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WON11082017.pdf | 794,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
