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Tipo: TCC
Título: Promoção da saúde no ambiente escolar: percepções e práticas dos docentes de ensino fundamental de escolas públicas
Autor(es): Costa, Mayara Leal Almeida
Primeiro Orientador: Cirino, Carlos da Silva
Resumo: A Educação representa tudo o que pode ser feito, para que o homem possa alcançar o pleno desenvolvimento de suas faculdades físicas, mentais e intelectuais. A escola é identificada como um espaço promotor da saúde e se destaca pelas suas funções pedagógica, social e política; direcionadas ao exercício da cidadania. Os docentes podem desempenhar um papel importante como mobilizador social, trabalhando a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo ações e práticas de Promoção da Saúde (PS), utilizando-se principalmente da educação em saúde. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções e práticas dos docentes de ensino fundamental de escolas públicas, sobre PS no ambiente escolar. Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), envolvendo 14 docentes de ensino fundamental de escolas públicas de Patos - PB. Foram utilizados 02 questionários com os docentes, um com questões sociodemográficas e atuação profissional e outro para avaliar as ações e práticas em relação à PS. A análise foi realizada através do método da Análise de Conteúdo Temática, pelo método estatístico SPSS® 21.0 e pelo Microsoft Excel 2010. Após a análise, verificou-se predominância do sexo feminino (85,7%), com média de idade de 44,7 anos e no nível de escolaridade, apresentaram especialização (92,9%). 100% tinham formação na área de educação, principalmente em pedagogia (50%) e recebiam uma renda média de 2 e 4 salários mínimos, pela atuação na educação. O tempo de médio de conclusão da formação foi de 15,14 anos e o tempo de atuação na educação, correspondeu a uma média de 20,14 anos. A carga horária média semanal foi superior a 30 horas de trabalho. Lecionavam principalmente em turmas do 1° ano fundamental e tem em média 7,7 anos de serviço na escola atual. No que se refere à realização de atividades de PS, apenas 50% dos docentes relataram desenvolver e 78,6% dos docentes não se sentiam preparados para desenvolver ações de PS, e ainda, apontaram que não existe capacitação (100%), planejamento (66,7%) e trabalho intersetorial (85,7%). Quanto aos fatores que favorecem o desenvolvimento das ações de PS, direcionaram mais para recursos didáticos e os fatores que dificultam, assinalaram a falta de formação específica dos professores, falta de financiamento, falta de apoio e parcerias. As escolas obtiveram uma avaliação “regular” e “ruim”, quanto às ações de PS desenvolvidas. Por fim, à percepção dos docentes sobre a importância de se trabalhar PS no ambiente escolar, constatou-se que esses reconhecem que a escola é um dos alicerces da educação e da cidadania e que os gestores e professores são imprescindíveis nessa intervenção educacional. Conclui-se que as percepções e práticas de PS dos docentes das escolas avaliadas ainda se encontram prioritariamente direcionados à práticas técnico-curativistas, começando lentamente a contemplar um modelo que abrange a PS. Sugere-se a realização de novas pesquisas, analisando a percepção dos gestores e dos alunos; comparando as ações e práticas de PS entre escolas públicas e privadas e os vários níveis de educação, para verificar se as ações e práticas estão sendo eficazes na formação desses alunos.
Abstract: Education represents all that can be done, so that man can achieve the full development of his physical, mental and intellectual faculties. The school is identified as a health promoting space and stands out for its pedagogical, social and political functions; Aimed at the exercise of citizenship. Teachers can play an important role as a social mobilizer, working the quality of life of people, developing actions and practices of Health Promotion (PS), using mainly health education. The objective of this study was to analyze the perceptions and practices of public elementary school teachers, about PS in the school environment. It was a field research, descriptive, with mixed approach (qualitative and quantitative), involving 14 elementary school teachers from public schools in Patos - PB. We used 02 questionnaires with the teachers, one with sociodemographic questions and professional performance and another to evaluate the actions and practices in relation to PS. The analysis was performed using the Thematic Content Analysis method, using the statistical method SPSS® 21.0 and Microsoft Excel 2010. After the analysis, the predominance was female (85.7%), with a mean age of 44, 7 years and in the level of schooling, presented specialization (92.9%). 100% had training in education, mainly in pedagogy (50%) and received an average income of 2 and 4 minimum wages, due to their performance in education. The mean completion time of the training was 15.14 years and the time of performance in education corresponded to an average of 20.14 years. The average weekly workload was more than 30 working hours. They taught mainly in first-year classes and have an average of 7.7 years of service in the current school. As far as PS activities are concerned, only 50% of teachers reported developing and 78.6% of teachers did not feel prepared to develop PS actions, and yet, they pointed out that there is no capacity building (100%), planning ( 66.7%) and intersectoral work (85.7%). As for the factors that favor the development of PS actions, they directed more towards didactic resources and the factors that make difficult, they pointed out the lack of specific training of teachers, lack of funding, lack of support and partnerships. The schools obtained a "regular" and "bad" evaluation, regarding the PS actions developed. Finally, the teachers' perception about the importance of working in the school environment, it was verified that they recognize that school is one of the foundations of education and citizenship and that managers and teachers are essential in this educational intervention. It is concluded that the perceptions and practices of PS of the teachers of the evaluated schools are still directed primarily to technical-curative practices, starting slowly to contemplate a model that encompasses PS. It is suggested to carry out new research, analyzing the perception of managers and students; Comparing PS actions and practices between public and private schools and the various levels of education, to verify that actions and practices are being effective in the training of these students.
Palavras-chave: Educação - saúde
Escola pública
Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4116
Data do documento: 15-Ago-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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