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metadata.dc.type: TCC
Title: Capoeira educa sim, do grandão ao “pequeninim”: presença da cultura afro-brasileira na educação infanti
metadata.dc.creator: Oliveira, Maria do Socorro Xavier de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Nadia Jane de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata da discussão acerca da cultura afro-brasileira na Educação Infantil através de uma experiência na sala de aula do pré-I. Objetiva utilizar a capoeira e outros elementos da cultura afrobrasileira no cotidiano de uma sala de aula de educação infantil, afim de atestar suas funcionalidades. Nesse sentido questiona-se: Como a capoeira pode se inserir na prática pedagógica da educação infantil enquanto elemento da cultura afro-brasileira? A princípio, buscamos conhecer a realidade e a disponibilidade da turma e da instituição, como também reunir os recursos adequados a proposta que contemplou na utilização de diferentes vivências como: brincadeiras, jogos, fabricação de instrumentos de sucata, introdução à capoeira, literaturas afro- brasileiras, uso de tecnologias e etc. Outrossim, nos propomos a atender aos princípios pedagógicos de uma educação inclusiva, critico reflexiva, sustentável, e para a diversidade cultural e racial. Nesta perspectiva, procuramos nos apoiar nos documentos do Ministério da Educação: referenciais curriculares para educação infantil, para a cultura afro brasileira para educação infantil, planos nacionais , Lei de Diretrizes de Base, nos conhecimentos sobre a capoeira; na observação do comportamento das crianças, na receptividade da comunidade escolar, sobretudo nas condições de acomodação da prática da capoeira junto aos conteúdos da educação infantil. Consideramos válidas as experiências, ao constarmos que esse público em especial é carente de conteúdos voltados à temática da cultura afro brasileira. Encontramos espaço e aceitação para a prática da capoeira dentro do ambiente de sala de aula, concluímos que as abordagens temáticas carecem de investimento na formação profissional, como também na ampliação dos recursos, e que necessário intermediar ações fundamentadas em tais temáticas pensando na revitalização da História e cultura afro-brasileira, para não perdemos nossas raízes.
Abstract: The present work deals with the discussion about Afro-Brazilian culture in Early Childhood Education through an experience in the pre-I classroom. The objective is to use capoeira and other elements of Afro-Brazilian culture in the daily life of a child's education classroom, in order to attest its functionalities. In this sense it is questioned: How can capoeira be inserted in the pedagogical practice of children's education as an element of Afro-Brazilian culture? At first, we sought to know the reality and availability of the class and the institution, as well as to gather the appropriate resources for the proposal that contemplated the use of different experiences such as: games, games, scrap instrument manufacturing, capoeira introduction, Technologies, and so on. In addition, we propose to attend to the pedagogical principles of an inclusive education, critical reflexive, sustainable, and for cultural and racial diversity. In this perspective, we seek to support the documents of the Ministry of Education: curriculum references for early childhood education, for Afro-Brazilian culture for early childhood education, national plans, Basic Guidelines Law, knowledge about capoeira; In the observation of the behavior of the children, in the receptivity of the school community, especially in the conditions of accommodation of the practice of capoeira next to the contents of the infantile education. We consider the experiences valid, when we note that this particular public is lacking in content focused on the theme of Afro Brazilian culture. We found space and acceptance for the practice of capoeira within the classroom environment, we conclude that the thematic approaches need investment in professional training, as well as in the expansion of resources, and that it is necessary to intermediate actions based on such themes, thinking about the revitalization of History And Afro-Brazilian culture so that we do not lose our roots.
Keywords: Educação Infantil
Cultura Afro-brasileira
Capoeira
Child education
Afro-Brazilian culture
Capoeira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4119
Issue Date: Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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