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metadata.dc.type: TCC
Title: Indisciplina no contexto escolar: causas e consequências no processo ensino aprendizagem: uma experiência estudada no ensino fundamental de uma escola de Brejo do Cruz-PB
metadata.dc.creator: Almeida, Josicleide Mota de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Gracileide Alves da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso é fruto de um trabalho de estágio e pesquisa desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Josué Alves de Azevedo no município de Brejo do Cruz-PB, com a finalidade de identificar as causas e as consequências do comportamento indisciplinar dos alunos no contexto escolar. O interesse pelo tema surgiu no momento do estágio onde observamos frequentes queixas dos professores acerca de suas práticas no que diz respeito às dificuldades que os mesmos apresentam para lidar com as expressões de indisciplina escolar dos alunos, ou seja, foi possível observar, através da fala dos professores, que eles atribuem à indisciplina escolar, como uma das mais expressivas causas de suas dificuldades enquanto ministram as aulas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo detectar e refletir sobre as variadas manifestações de expressão indisciplinar presente na escolar em estudo e estudar sobre a diversidade de conceituações encontrada na literatura específica. Enfatizamos entender e promover reflexões acerca do tema indisciplina no contexto escolar, problemática presente na maioria das escolas, causadora de muitos problemas no comportamento dos alunos em sala de aula, prejudicando a prática docente, bem como o aprendizado dos alunos Para isso, realizamos um levantamento do conceito de indisciplina escolar a partir da visão de alguns autores como: Freire (1996), Tiba (2006), Vasconcellos (2009), Aquino (1996) dentre outros. Utilizamos de uma metodologia de pesquisa baseada numa abordagem qualitativa, fazendo uso das técnicas de observação e aplicação de um questionário para obtenção de dados a serem analisados a partir dos objetivos propostos. Ao final concluímos que, a escola como instituição formadora, tem grandes dificuldades de lidar com esta questão, sendo que a mesma deve trabalhar em projetos na prevenção da indisciplina. O professor, mesmo não sendo um analista do comportamento, pode ter um novo olhar na identificação e ação sobre as contingências que contribuem para os comportamentos inadequados, oportunizando um ambiente que favorece a aprendizagem.
Abstract: This work of Conclusion of Course is the result of a work of internship and research developed in the Josué Alves de Azevedo Municipal School of Education in the municipality of Brejo do Cruz-PB, with the purpose of identifying the causes and consequences of the students' undisciplinary behavior In the school context. The interest in the theme arose at the moment of the stage where we observed frequent complaints of teachers about their practices regarding the difficulties they present to deal with the expressions of students' indiscipline, ie it was possible to observe through speech Of the teachers, which they attribute to school indiscipline, as one of the most expressive causes of their difficulties while teaching classes. In this sense, the present work aims to detect and reflect on the various manifestations of undisciplinary expression present in the school in study and to study the diversity of concepts found in the specific literature. We emphasize understanding and promoting reflections about the indiscipline theme in the school context, a problem present in most schools, causing many problems in the behavior of the students in the classroom, harming the teaching practice, as well as the students' learning. For this, we carried out a survey Of the concept of school indiscipline from the perspective of some authors such as Freire (1996), Tiba (2006), Vasconcellos (2009), Aquino (1996) and others. And we use a research methodology based on a qualitative approach, making use of the techniques of observation and application of a questionnaire to obtain data to be analyzed from the proposed objectives. Finally, we conclude that the school as a training institution has great difficulties in dealing with this issue, and that it must work on projects to prevent indiscipline. The teacher, even though he is not a behavioral analyst, can take a new look at the identification and action on the contingencies that contribute to the inappropriate behaviors, providing an environment that favors learning.
Keywords: Contexto escolar
Indisciplina
Prática docente
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4123
Issue Date: 15-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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