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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação inclusiva: uma problemática para a escola
metadata.dc.creator: Cruz, Ielma de Lima Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho versa sobre a Educação Inclusiva e suas problemáticas para a instituição escolar, cujo objetivo geral é analisar a importância da inclusão de alunos deficientes no processo de ensino aprendizagem. Daremos ênfase à prática pedagógica dos professores no processo de ensino aprendizagem deste público alvo, bem como, demonstraremos a importância da inclusão no desenvolvimento das ações pedagógicas dos discentes do Ensino Fundamental I e II. Esta pesquisa é importante porque aborda a educação inclusiva, destacando a relevância do estudo com crianças com necessidades especiais. A escolha do tema se deu pelo fato da pesquisadora desenvolver atividades pedagógicas como professora, em sala de aula, há alguns anos e perceber a necessidade de políticas de inclusão para todas as pessoas que possuam alguma deficiência, principalmente, na área educacional. Ou seja, acreditamos que o discente com qualquer deficiência, seja ela física ou intelectual, possa evoluir culturalmente, socialmente, e moralmente, buscando ser uma pessoa melhor, e porque não, progredir até mesmo em relação a sua deficiência física especifica. Entretanto, a maioria dos profissionais que atuam hoje nas unidades escolares tanto de ensino público como no ensino privado não possuem capacitação para poderem conduzir os processos de aprendizado desses estudantes. As formações e capacitações ainda são limitadas e em alguns municípios inexistentes. Com isso, o aluno com necessidades especiais fica muitas vezes ocioso, por não ter uma atividade especifica para que possa realizar suas atividades cognitivas, o que causa o seu desconforto e falta de interesse nos estudos. Para o desenvolvimento deste trabalho, optamos pela metodologia de análise documental dos textos e documentos sobre a educação inclusiva a exemplo de publicações oficiais, livros, artigos, entre outros. Esta é uma pesquisa avaliativa, que visa, especificamente, compreender os efeitos da inserção dos alunos na educação regular, bem como, os impactos dessa inclusão, efeitos, imprevistos de programas, projetos e políticas. Nossa análise documental será feita em uma escola do bairro Alto do Mateus, João Pessoa/PB, em que há uma sala de recursos para atender a todas as crianças com deficiência. Para a realização do objetivo proposto faremos uso de fontes de pesquisa como: livros, revistas e internet. Além disso, também da investigação na escola analisada. Sendo assim, mais uma vez salientamos a relevância desta pesquisa, pois tentaremos compreender como ocorre e de que maneira é possível contribuir para ajudar na inclusão social dos alunos do Ensino Fundamental I e II.
Abstract: This work is about Inclusive Education and its problems for the school, whose general objective is to analyze the importance of the inclusion of disabled children in the process of teaching learning. In a more specific way we will study the pedagogical practice of teachers in the process of teaching learning of children with disabilities and demonstrate the importance of inclusion in the development of the pedagogical actions of children, the School of Elementary Education. What justifies this research is the fact that the theme that treats inclusive education assumes a role of prominence and relevance for children with special needs. We chose this theme for facing the classroom as a teacher for some years and realize the need for inclusion policies for all those with a disability, especially in the educational area where the student with any disability, whether physical or intellectual, can evolve culturally , Socially, and in values seeking to be a better person, and why not, even improve on their specific physical disability. However, most of the professionals who work in the school units of both public and private education do not have the capacity to know how to lead the learning processes of these students. There is still a lack of training and training in some municipalities. With this, the student with special needs is often idle, because he does not have a specific activity for the student to perform, generating discomfort and lack of interest. In order to develop this study, we opted for the methodology of documentary analysis of the texts and documents on inclusive education, such as official publications, books, articles, among others, this is an evaluation research, specifically the effects of students' inclusion in regular education, Impacts of this insertion, unplanned effects of programs, projects, policies, through documentary analysis, working in the only school in the district of Alto do Mateus, João Pessoa / PB, that there is a resource room to attend all children with disabilities. For that, books, magazines, internet and also in the supradite school will be consulted. This research is justified by trying to understand how it occurs and in what way it is possible to contribute to help in this social inclusion
Keywords: Educação inclusiva
Pessoas com deficiências
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4124
Issue Date: 1-Aug-2017
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