Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/413
Tipo: | TCC |
Título: | Os desafios e expectativas do ensino do raciocínio proporcional no ensino fundamental. |
Autor(es): | Romão, Elzarí Florentino. |
Primeiro Orientador: | Rêgo, Rogéria Gaudencio do. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo central foi analisar a proposta de desenvolvimento do conteúdo de proporcionalidade nos livros didáticos do 6° ao 9° Ano do Ensino Fundamental, na Coleção mais adotada em meu município – Conde, PB. Sendo o livro um importante material de trabalho de professores e de consulta pelos alunos, buscamos, através dessa análise, observar se as atividades propostas estão de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do autor que adotamos em nosso referencial teórico (VAN DE WALLE, 2009). Concluímos, com base em nossa análise, que os livros didáticos compõem uma abordagem evolutiva adequada ao longo da Coleção, do conceito de proporcionalidade, apresentando atividades diversificadas, muitas delas relacionadas com situações do cotidiano e buscando continuamente mobilizar os conhecimentos anteriores do aluno sobre o tema. Consideramos como principal aspecto negativo da Coleção, o fato dos conteúdos serem apresentados segundo uma sequencia tradicional baseada em definições, exemplos e exercícios. |
Abstract: | This paper presents the results of a survey, whose main objective was to analyze the proposed development of the content of proportionality in the textbooks of the 6 th to 9 th year of elementary school, the collection more widely adopted in my city - Conde, PB. The book is an important working materials for teachers and students for consultation, we seek through this analysis, to see whether the proposed activities are consistent with the guidelines of the National Curriculum Guidelines and the author we have adopted in our theoretical framework (Van de Walle , 2009). We conclude, based on our analysis, that textbooks make up a suitable evolutionary approach throughout the collection, the concept of proportionality, with diversified activities, many of them related to everyday situations and continuously seeking to mobilize the student's prior knowledge on the subject . We consider as the main negative aspect of the collection, the fact that the contents are presented according to a sequence based on traditional definitions, examples and exercises. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da matemática Proporcionalidade Ensino fundamental. Proportionality Elementary school Teaching and learning mathematics |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/413 |
Data do documento: | 29-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EFR29082013.pdf | 4,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.