Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aluísio César Barbosa dos-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:52:10Z-
dc.date.available2018-03-14-
dc.date.available2018-05-10T14:52:10Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4130-
dc.description.abstractThe study sought to examine the inclusion of special students in classes of elementary school specifically in the first year (1st year) to the fifth year (5th year) with an amount approximately of 27 (twenty seven) and thirty (30 ) students. The observations focused on ways to include this special student in the classroom, curriculum, activities and school. The methodology used qualitatively, sought data through direct observation in the classroom and questionnaires, with the bibliographies and support laws for the reasoning. It was noted the need for targeted training for what is to include students / pupils in the classroom, activities, curriculum and school. In addition, the curriculum of each teacher did not address the needs of each student in school. Such observations contributed to increased attention to the theme of inclusion of special students in school and possible changes to the inclusion of general school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T14:52:10Z No. of bitstreams: 1 ACBS14032018.pdf: 527258 bytes, checksum: f26f5642ec6801f9e51c0be5bee6ee48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T14:52:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACBS14032018.pdf: 527258 bytes, checksum: f26f5642ec6801f9e51c0be5bee6ee48 (MD5) Previous issue date: 2018-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleEducação inclusiva: um estudo na perspectiva de inclusão de alunos/as com deficiência na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Nicette Navarro-
dc.description.resumoO trabalho buscou analisar a inclusão de alunos/as com deficiência na escola, em turmas do Ensino Fundamental I, especificamente em turmas do primeiro (1a ano) ao quinto (5o ano) com uma quantidade aproximadamente entre 27 (vinte e sete) e trinta (30) alunos. As observações se concentraram nas maneiras de inclusão deste aluno em sala de aula, currículo, atividades e escola. A metodologia utilizada, de forma qualitativa, buscou dados por meio de observações diretas em sala de aula e de questionários, tendo como suporte bibliografias e leis para a fundamentação. Constatou-se a necessidade de formações voltadas para o que é incluir alunos/alunas em sala de aula, nas atividades, no currículo e na escola. Além disso, o currículo escolar de cada professor não contemplou as necessidades de cada aluno/a na escola. Tais observações contribuíram para uma maior atenção com a temática inclusão de alunos com deficiência na escola e possíveis mudanças para a inclusão de forma geral na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACBS14032018.pdf514,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.