Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4130
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva: um estudo na perspectiva de inclusão de alunos/as com deficiência na escola
Autor(es): Santos, Aluísio César Barbosa dos
Primeiro Orientador: Almeida, Nicette Navarro
Resumo: O trabalho buscou analisar a inclusão de alunos/as com deficiência na escola, em turmas do Ensino Fundamental I, especificamente em turmas do primeiro (1a ano) ao quinto (5o ano) com uma quantidade aproximadamente entre 27 (vinte e sete) e trinta (30) alunos. As observações se concentraram nas maneiras de inclusão deste aluno em sala de aula, currículo, atividades e escola. A metodologia utilizada, de forma qualitativa, buscou dados por meio de observações diretas em sala de aula e de questionários, tendo como suporte bibliografias e leis para a fundamentação. Constatou-se a necessidade de formações voltadas para o que é incluir alunos/alunas em sala de aula, nas atividades, no currículo e na escola. Além disso, o currículo escolar de cada professor não contemplou as necessidades de cada aluno/a na escola. Tais observações contribuíram para uma maior atenção com a temática inclusão de alunos com deficiência na escola e possíveis mudanças para a inclusão de forma geral na escola.
Abstract: The study sought to examine the inclusion of special students in classes of elementary school specifically in the first year (1st year) to the fifth year (5th year) with an amount approximately of 27 (twenty seven) and thirty (30 ) students. The observations focused on ways to include this special student in the classroom, curriculum, activities and school. The methodology used qualitatively, sought data through direct observation in the classroom and questionnaires, with the bibliographies and support laws for the reasoning. It was noted the need for targeted training for what is to include students / pupils in the classroom, activities, curriculum and school. In addition, the curriculum of each teacher did not address the needs of each student in school. Such observations contributed to increased attention to the theme of inclusion of special students in school and possible changes to the inclusion of general school.
Palavras-chave: Inclusão
Professor
Escola
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4130
Data do documento: 14-Mar-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACBS14032018.pdf514,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.