Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4130
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação inclusiva: um estudo na perspectiva de inclusão de alunos/as com deficiência na escola
metadata.dc.creator: Santos, Aluísio César Barbosa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Nicette Navarro
metadata.dc.description.resumo: O trabalho buscou analisar a inclusão de alunos/as com deficiência na escola, em turmas do Ensino Fundamental I, especificamente em turmas do primeiro (1a ano) ao quinto (5o ano) com uma quantidade aproximadamente entre 27 (vinte e sete) e trinta (30) alunos. As observações se concentraram nas maneiras de inclusão deste aluno em sala de aula, currículo, atividades e escola. A metodologia utilizada, de forma qualitativa, buscou dados por meio de observações diretas em sala de aula e de questionários, tendo como suporte bibliografias e leis para a fundamentação. Constatou-se a necessidade de formações voltadas para o que é incluir alunos/alunas em sala de aula, nas atividades, no currículo e na escola. Além disso, o currículo escolar de cada professor não contemplou as necessidades de cada aluno/a na escola. Tais observações contribuíram para uma maior atenção com a temática inclusão de alunos com deficiência na escola e possíveis mudanças para a inclusão de forma geral na escola.
Abstract: The study sought to examine the inclusion of special students in classes of elementary school specifically in the first year (1st year) to the fifth year (5th year) with an amount approximately of 27 (twenty seven) and thirty (30 ) students. The observations focused on ways to include this special student in the classroom, curriculum, activities and school. The methodology used qualitatively, sought data through direct observation in the classroom and questionnaires, with the bibliographies and support laws for the reasoning. It was noted the need for targeted training for what is to include students / pupils in the classroom, activities, curriculum and school. In addition, the curriculum of each teacher did not address the needs of each student in school. Such observations contributed to increased attention to the theme of inclusion of special students in school and possible changes to the inclusion of general school.
Keywords: Inclusão
Professor
Escola
Formação continuada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4130
Issue Date: 14-Mar-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACBS14032018.pdf514,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.