Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4141
metadata.dc.type: TCC
Title: A música no cotidiano da educação infantil
metadata.dc.creator: Alcântara, Roseane Ferreira.
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Nayara Tatianna dos
metadata.dc.description.resumo: A música é uma importante forma de comunicação e dentro da escola desempenha um importante papel para o ensino e aprendizagem, pois torna as aulas mais dinâmicas, facilitando significamente o aumento do conhecimento das crianças. O objetivo desse trabalho é investigar como a música pode contribuir para o processo do ensino-aprendizagem na Educação Infantil, além disso, pretende-se discutir como ela está inserida dentro do contexto da Educação Infantil tendo como base as orientações do RCNEI e ideias de diferentes autores, como por exemplo, Beber (2009); Faria (2001); Jeandot (1997); Lakatos e Marconi (1996); Loureiro (2004); Mársico (1982); Minayo (1994); Negrine (1997); Rosa (1990); Ruiz (1976); Saldanha et al (1999); Triyiños (2012) e outros. Neste sentido adotou-se a seguinte metodologia: uma revisão bibliográfica do que já existe sobre o tema em questão e em seguida foi feita uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, tendo em vista que se trata de uma pesquisa de campo, que consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente. De acordo com os dados levantados e com as bibliografias estudadas pode- se observar que a música é uma importante ferramenta de ensino que ajuda os docentes nos planejamentos pedagógicos e faz com que as crianças desenvolvam a capacidade psíquica motora e estimula as diversas áreas do cérebro. Conclui-se, portanto, que precisamos adotar de forma mais enfática a música como instrumento pedagógico, visto que desperta nas crianças o interesse de socializar dentro das salas de aulas.
Abstract: Music is an important form of communication and within the school plays an important role in teaching and learning, as it makes the classes more dynamic, facilitating significantly increased knowledge of children. The aim of this study is to investigate how music can contribute to the process of teaching and learning in early childhood education aims to discuss how it is embedded within the context of early childhood education based on the RCNEI guidelines and ideas from different authors, such as drinking (2009); Faria (2001); Jeandot (1997); Lakatos and Marconi (1996); Laurel (2004); Mársico (1982); Minayo (1994); Negrine (1997); Rose (1990); Ruiz (1976); Saldanha et al (1999); Triyiños (2012) and others. In this sense, we adopted the following methodology: a biographical review of what already exists on the subject in question and then was made a qualitative approach exploratory, given that it is a field of research, which consists in observing the facts as they occur spontaneously. According to the data collected and studied the bibliographies can be seen that music is an important teaching tool that helps teachers in educational planning and causes children to develop motor psychic ability and stimulates various brain areas. It follows, therefore, that we need to adopt more emphatically music as an educational tool, since awakens in children the interest to socialize within the classroom.
Keywords: Música
Ensino - aprendizagem
Educação Infantil
Music
Teaching - learning
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4141
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFA06022015.pdf490,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.