Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4143
metadata.dc.type: TCC
Title: A canção como recurso pedagógico na educação infantil
metadata.dc.creator: Marques, Rosenilda de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da música na Educação Infantil e sua influência no cotidiano escolar na faixa etária de 4 anos. Descrever a canção como recurso pedagógico em que pode favorecer a criança a socialização, desenvolvimento físico, mental, emocional, social e valores culturais. Mostrar através dos seus elementos, o desenvolvimento da integração, da inteligência, da aprendizagem, do desenvolvimento cognitivo, linguistico, psicomotor e sócio-afetivo, por meio da vivência com som, ritmo e movimento. Através dessa proposta favorecer ao professor e aos alunos meios de educar brincando com o corpo e a voz , facilitando a aprendizagem no processo educacional.Também apresentar sugestões de atividades e suas funções, tendo canções como suporte para a formação de hábitos, disciplina, comemorações, hábitos de rotina. Por fim, mostrar a forma de se brincar e aprender através de atividades musicais, pois existem músicas que marcam gerações, pessoas, momentos e lugares, que recordam a infância e podem não serem esquecidas. A música é uma forma de expressarmos alegria e felicidade. A metodologia utilizada se deu a partir do diálogo com alguns autores e dos relatos de observação e registros de diários de campo que nos conduziu a fazermos a análise de como a criança interage com a canção no cotidiano de uma sala de aula. Também utilizou-se de questionários fechados que nos favoreceu um perfil do educador com a sua interação musical. Concluimos que a canção ainda hoje é utilizada como um suporte na formação de hábitos, disciplinas e regras para o condicionamento da rotina de uma sala de aula, já que o perfil dos educadores entrevistados revelaram a falta de preparo no campo musical, fugindo do real sentido que ela deve propor como caráter lúdico, em despertar o escutar, o pensar, o inventar e o divertir.
Abstract: This paper aims to present the importance of music in early childhood education and its influence on daily school aged 4 and year. Describe the song as a pedagogical resource that can encourage the child socialization, physical, mental, emotional, social and cultural values. Show through their elements, the development of integration, intelligence, learning, cognitive, linguistic, psychomotor and social-emotional development, through the experience with sound, rhythm and movement. Through this proposal favoring the teacher and the students means to educate playing with the body and the voice, facilitating learning in the process educational. Also submit suggestions of activities and functions, with songs such as support for the formation of habits, discipline, celebrations, routine habits. Finally, show the way to play and learn through musical activities, as there are songs that mark generations, people, times and places, recalling childhood and can not be forgotten. Music is a way of expressing joy and happiness. The methodology used was made from the dialogue with some authors and observation reports and daily logs field that led us to do an analysis of how the child interacts with the song in the daily life of a classroom. Also made use of closed questionnaires that favored us an educator profile with your musical interaction. We conclude that the song is still used as a support in the formation of habits, disciplines and rules for conditioning the routine of the classroom, as the profile of the interviewed educators revealed the lack of preparation in the music field, running away from the real meaning it should propose as playful in wake listening, thinking, inventing and fun.
Keywords: Educação Infantil
Música
Desenvolvimento infantil
Early childhood education
Music
Development childhood
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4143
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSM06022015.pdf515,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.