Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4144
metadata.dc.type: TCC
Title: Matemática na educação infantil
metadata.dc.creator: Oliveira, Rosalva Feliciano de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o que diz o RCNEI acerca do ensino da matemática na pré-escola, o qual deve ser entendido como uma proposta aberta, flexível e orientadora das práticas que contribui para estruturação de propostas educacionais, e o fazer pedagógico dos professores da Educação Infantil da Escola Boa Esperança, na perspectiva do olhar sobre os contextos em consonância com o que orienta o documento. O estudo aborda ainda aspectos relacionados aos conteúdos matemáticos trabalhos a partir de observações em sala de aula que permitiram refletir sobre o RCNEI como aliado importante na prática pedagógica dos professores. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário avaliar a importância de ensiná-la desde cedo. Portanto, percebe-se que os educadores procuram trabalhar os conteúdos de acordo com a necessidade das crianças, principalmente o trabalho com noções matemática na pré - escola que atende as necessidades das próprias crianças de construírem seus próprios conhecimentos desenvolvendo sua capacidade de analisar, sintetizar, deduzir, formular hipótese, refletir e argumentar em torno do cotidiano.
Abstract: This study aimed to analyze the saying RCNEI about mathematics teaching in preschool, which must be understood as an open proposal, flexible and guiding practices that contribute to structuring of educational proposals, and the pedagogical of teachers in kindergarten of Good Hope School, in view of look at the contexts in line with what guides the document. The study also addresses issues related to mathematical content work from observations in the classroom that allowed reflect on the RCNEI as important ally in the pedagogical practices of teachers. However, for an east curriculum proposal the teaching of mathematics in kindergarten, it is necessary to evaluate the importance of teaching it early. Therefore, we can see that educators seek to work the contents according to the need of children, especially working with mathematical concepts in pre - school that serves children themselves needs to build their own knowledge by developing their ability to analyze, synthesize, deduce, formulate hypothesis, reflect and argue about everyday.
Keywords: Educação Infantil
Práticas Pedagógicas
Ensino aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4144
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFO06022015.pdf415,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.