Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4144| Tipo: | TCC |
| Título: | Matemática na educação infantil |
| Autor(es): | Oliveira, Rosalva Feliciano de |
| Primeiro Orientador: | Costa, Nayara Tatianna Santos da |
| Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar o que diz o RCNEI acerca do ensino da matemática na pré-escola, o qual deve ser entendido como uma proposta aberta, flexível e orientadora das práticas que contribui para estruturação de propostas educacionais, e o fazer pedagógico dos professores da Educação Infantil da Escola Boa Esperança, na perspectiva do olhar sobre os contextos em consonância com o que orienta o documento. O estudo aborda ainda aspectos relacionados aos conteúdos matemáticos trabalhos a partir de observações em sala de aula que permitiram refletir sobre o RCNEI como aliado importante na prática pedagógica dos professores. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário avaliar a importância de ensiná-la desde cedo. Portanto, percebe-se que os educadores procuram trabalhar os conteúdos de acordo com a necessidade das crianças, principalmente o trabalho com noções matemática na pré - escola que atende as necessidades das próprias crianças de construírem seus próprios conhecimentos desenvolvendo sua capacidade de analisar, sintetizar, deduzir, formular hipótese, refletir e argumentar em torno do cotidiano. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the saying RCNEI about mathematics teaching in preschool, which must be understood as an open proposal, flexible and guiding practices that contribute to structuring of educational proposals, and the pedagogical of teachers in kindergarten of Good Hope School, in view of look at the contexts in line with what guides the document. The study also addresses issues related to mathematical content work from observations in the classroom that allowed reflect on the RCNEI as important ally in the pedagogical practices of teachers. However, for an east curriculum proposal the teaching of mathematics in kindergarten, it is necessary to evaluate the importance of teaching it early. Therefore, we can see that educators seek to work the contents according to the need of children, especially working with mathematical concepts in pre - school that serves children themselves needs to build their own knowledge by developing their ability to analyze, synthesize, deduce, formulate hypothesis, reflect and argue about everyday. |
| Palavras-chave: | Educação infantil - matemática Práticas pedagógicas Ensino - matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4144 |
| Data do documento: | 18-Dez-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RFO06022015.pdf | 415,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
