Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marluce Sula da-
dc.date.accessioned2018-05-11T14:47:02Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-11T14:47:02Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4152-
dc.description.abstractThe objective of this paper is presents some reflections on the theoretical orientations that guide the pedagogical practice of the kindergarten teachers. The choice to work this issue due to the importance that the theoretical foundation has on the planning and implementation of educational activities. In support of this research initially conducted a literature search on the various pedagogical trends, using as the foundation of our arguments thoughts of authors like Saviani (1985), Freire (1996), Libâneo (1994), among others. Subsequently, we analyzed the content of RCNEI (1985) in order to understand what the epistemological principles that underpin the pedagogical proposals of this document. The attention given to RCNEI (1998) justified by the fact that this document is widely used by Brazilian teachers, as a guide for preparing their lesson plans. Having the locked academic debates on the subject undertook to carry out an exploratory field research, analytical and descriptive, collecting data by applyin g a semi-structured questionnaire, with teachers of a nursery located in the municipality of Benito Santa Fe, PB. Our intention was to understand what theoretical principles used by teachers in support of their classes. We concluded that the teachers make methodological choices consistent with general epistemological principles, but not attached to a single theoretical orientation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-11T14:47:02Z No. of bitstreams: 1 MSS06022015.pdf: 511115 bytes, checksum: 8cef0984e66d05e8a880ff2e0a76706a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T14:47:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSS06022015.pdf: 511115 bytes, checksum: 8cef0984e66d05e8a880ff2e0a76706a (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleAs concepções de educação do professor na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Alessandra Fernandes-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é tecer algumas reflexões sobre as orientações teóricas que norteiam a prática pedagógica dos professores do ensino infantil. A escolha por trabalhar esta temática deve-se à importância que a fundamentação teórica exerce sobre o planejamento e execução das atividades pedagógicas. Para fundamentar essa pesquisa realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca das diversas correntes pedagógicas, utilizando como alicerce de nossas argumentações os pensamentos de autores como Saviani (1985), Freire (1996), Libâneo (1994), dentre outros. Posteriormente, fizemos uma análise do conteúdo do RCNEI (1985), a fim de perceber quais os princípios epistemológicos que sustentam as propostas pedagógicas desse documento. A atenção dispensada ao RCNEI (1998) justifica-se pelo fato de que esse documento é amplamente utilizado pelos professores brasileiros, como guia para a elaboração de seus planos de aula. De posse dos debates acadêmicos travados sobre a temática propusemos realizar uma pesquisa de campo de caráter exploratório, analítico-descritiva, coletando dados através da aplicação de um questionário semiestruturado, junto a professores de uma creche localizada no município de Benito de Santa Fé, PB. Nossa intenção foi compreender quais princípios teóricos utilizados pelas professoras como suporte de suas aulas. Chegamos à conclusão de que as professoras fazem escolhas metodológicas coerentes com princípios epistemológicos gerais, porém não se prendem a uma única orientação teórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSS06022015.pdf499,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.