Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4152
Tipo: TCC
Título: As concepções de educação do professor na educação infantil
Autor(es): Silva, Marluce Sula da
Primeiro Orientador: Nóbrega, Alessandra Fernandes
Resumo: O objetivo deste trabalho é tecer algumas reflexões sobre as orientações teóricas que norteiam a prática pedagógica dos professores do ensino infantil. A escolha por trabalhar esta temática deve-se à importância que a fundamentação teórica exerce sobre o planejamento e execução das atividades pedagógicas. Para fundamentar essa pesquisa realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca das diversas correntes pedagógicas, utilizando como alicerce de nossas argumentações os pensamentos de autores como Saviani (1985), Freire (1996), Libâneo (1994), dentre outros. Posteriormente, fizemos uma análise do conteúdo do RCNEI (1985), a fim de perceber quais os princípios epistemológicos que sustentam as propostas pedagógicas desse documento. A atenção dispensada ao RCNEI (1998) justifica-se pelo fato de que esse documento é amplamente utilizado pelos professores brasileiros, como guia para a elaboração de seus planos de aula. De posse dos debates acadêmicos travados sobre a temática propusemos realizar uma pesquisa de campo de caráter exploratório, analítico-descritiva, coletando dados através da aplicação de um questionário semiestruturado, junto a professores de uma creche localizada no município de Benito de Santa Fé, PB. Nossa intenção foi compreender quais princípios teóricos utilizados pelas professoras como suporte de suas aulas. Chegamos à conclusão de que as professoras fazem escolhas metodológicas coerentes com princípios epistemológicos gerais, porém não se prendem a uma única orientação teórica.
Abstract: The objective of this paper is presents some reflections on the theoretical orientations that guide the pedagogical practice of the kindergarten teachers. The choice to work this issue due to the importance that the theoretical foundation has on the planning and implementation of educational activities. In support of this research initially conducted a literature search on the various pedagogical trends, using as the foundation of our arguments thoughts of authors like Saviani (1985), Freire (1996), Libâneo (1994), among others. Subsequently, we analyzed the content of RCNEI (1985) in order to understand what the epistemological principles that underpin the pedagogical proposals of this document. The attention given to RCNEI (1998) justified by the fact that this document is widely used by Brazilian teachers, as a guide for preparing their lesson plans. Having the locked academic debates on the subject undertook to carry out an exploratory field research, analytical and descriptive, collecting data by applyin g a semi-structured questionnaire, with teachers of a nursery located in the municipality of Benito Santa Fe, PB. Our intention was to understand what theoretical principles used by teachers in support of their classes. We concluded that the teachers make methodological choices consistent with general epistemological principles, but not attached to a single theoretical orientation.
Palavras-chave: Educação infantil
Prática pedagógica
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4152
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSS06022015.pdf499,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.