Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4155
metadata.dc.type: TCC
Title: A percepção dos professores sobre as brincadeiras na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Maria Aparecida Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Karla Carolina Silveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho buscou investigar a contribuição das brincadeiras na educação infantil para o desenvolvimento da criança. Objetivou também compreender o brincar no processo ensino aprendizagem do professor da Educação Infantil. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa a respeito do pensamento dos professores a fim de analisar a compreensão do que seria brincar para o docente da Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário com questões estruturadas, o qual foi respondido por duas professoras da Educação Infantil de uma escola pública da cidade de Itaporanga. Os dados foram analisados qualitativamente e confrontados com os pressupostos da literatura. Por fim, conclui-se que a partir da análise das respostas dos sujeitos envolvidos na pesquisa, onde ficou explícito a valorização das brincadeiras no processo ensino-aprendizagem por parte das professoras da Educação Infantil, levando em consideração que as mesmas contribuem para uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Abstract: This study investigated the contribution of play in early childhood education for the child's development. The objective was to also understand the play in the teaching learning teacher of early childhood education. Therefore a field survey was carried out a qualitative approach concerning the thinking of teachers in order to analyze the understanding of what would be playing for the teaching of early childhood education. As a research tool used a questionnaire with structured questions, which was answered by two teachers of early childhood education in a public school in Itaporanga. Data were analyzed qualitatively and compared with the assumptions of the literature. Finally, it is concluded that from the analysis of the responses of the subjects involved in the research that was explicit appreciation of the games in the teaching-learning by teachers of early childhood education, considering that they contribute to a significant learning and pleasurable.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Child
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4155
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAFS06022015.pdf264,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.