Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4163
Tipo: | TCC |
Título: | A diversidade cultural na educação infantil: o trabalho didático com as diferenças culturais em sala de aula |
Autor(es): | Oliveira, Marilene Silva de |
Primeiro Orientador: | Xavier, Wilson |
Resumo: | O estudo em questão aborda a diversidade cultural, com foco na prática de respeitar o próximo e as suas diferenças, primando pelos valores e regras de convivência nas atividades diárias. Assim, a pesquisa tem como público-alvo as crianças e educadoras da creche Casulo “Ana Cláudia Ramalho”, situada em Borborema-PB. Partimos da premissa que a falta de tolerância de alguns educadores interfere de forma negativa no desenvolvimento produtivo e intelectual da criança, bem como no convívio dos profissionais. Trabalhamos a construção e valorização de diferentes culturas, na busca de estabelecer vínculos afetivos e o fortalecimento da auto-estima individual e coletiva. Desta forma, a pesquisa tem como cerne principal analisar como é trabalhada didaticamente a diversidade cultural na educação infantil. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Por fim, notou-se que a maioria das educadoras pesquisadas tem dificuldades de trabalhar a questão da diversidade cultural, devido ao conhecimento incipiente, a ausência de articulações entre os profissionais e de capacitações que englobem todos esses assuntos. |
Abstract: | The present study addresses the cultural diversity, focusing on the practice of respect for others and their differences, striving for the values and rules of coexistence in daily activities. Thus, the research has the target audience children and educators cocoon creche "Ana Claudia Ramalho", located in Borborema-PB. We assume that the lack of tolerance by some educators interfere negatively in the production and intellectual development of the child, as well as in the association of professionals. We work to build and appreciation of different cultures, in seeking to establish emotional ties and the strengthening of individual and collective self-esteem. Thus, the research is to analyze how the main core is crafted didactically cultural diversity in early childhood education. The methodology used was a qualitative approach with exploratory. Finally, it was noted that most of the surveyed teachers have difficulties to work the issue of cultural diversity due to the incipient knowledge, the absence of links between professionals and training covering all these subjects. |
Palavras-chave: | Diversidade cultural Escola Educação infantil Sala de aula |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4163 |
Data do documento: | 18-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSO06022015.pdf | 518,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.