Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4180
metadata.dc.type: TCC
Title: Contação de histórias na educação infantil: incentivando futuros leitores
metadata.dc.creator: Sousa, Tássia Pereira de S
metadata.dc.contributor.advisor1: SousaSousa, Israel Soares de
metadata.dc.description.resumo: A contação de histórias na educação infantil situa-se como fenômeno imprescindível para o desenvolvimento leitor e para a construção do conhecimento pela criança. Nessa perspectiva, a contação de histórias, oportuniza a criança vivenciar momentos incríveis e prazerosos, despertando o saber e o sabor em ouvir histórias, contribuindo para a formação de leitores. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como os professores da Educação Infantil têm trabalhado a contação de histórias em sala de aula em uma escola pública do município de Itaporanga – PB, partindo da hipótese de que a contação de histórias esteja sendo trabalhada de forma insatisfatória nas escolas de educação infantil. Em termos metodológicos, a pesquisa fundou-se na abordagem qualitativa, do tipo descritivo e explicativo, assumindo uma dimensão teórica e buscando compreender e descrever a realidade da contação de histórias em sala de aula. Como resultados, a pesquisa argumenta, através de evidências das docentes, a contação de histórias como um trabalho muito produtivo e importante para a educação infantil. Argumenta também que a contação não é trabalhada apenas no sentido recreativo, mas também visando a formação de futuros leitores. A pesquisa conclui que a contação vem sendo trabalhada por elas ainda de forma tradicional, haja vista que a instituição dispõe de poucos livros de contos, e não possui outros recursos que poderiam incrementar e estimular esses momentos de contação de histórias em sala de aula.
Abstract: The storytelling in the childhood education stands as essential phenomenon to the development of the reader and the construction of knowledge by the child. From this perspective, storytelling, opportunely the child experiencing incredible and pleasurable moments, is awaking to learning and the spice to hear stories, contributing to the formation of readers. In this sense, this research aims to analyze how teachers of childhood education have worked to storytelling in the classroom in a public school of county of Itaporanga - PB, on the hypothesis that storytelling is being worked unsatisfactory in schools of the childhood education. In terms of methodology, the research was based on a qualitative approach, descriptive and explanatory type, assuming a theoretical dimension and trying to understand and describe the reality of storytelling in the classroom. As a result, the research argues, through evidence of teachers, the storytelling as a very productive and important work for children's education. It also argues that storytelling is not only crafted in the recreational sense, but also for the training of future readers. The research concludes that storytelling has been worked by them even in a traditional way, seeing that the institution has few books of short stories, and has no other resources that could increase and stimulate these moments of storytelling in the classroom.
Keywords: Contação de histórias
Educação Infantil
Formação de futuros leitores
Storytelling
Childhood Education
Training of future readers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4180
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPS06022015.pdf773,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.