Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Edileuza Paulino de-
dc.date.accessioned2018-05-14T14:26:13Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-14T14:26:13Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4186-
dc.description.abstractThis paper deals is a reflection on the drawing in kindergarten, it is understood that the drawing is an excellent pedagogical activity that can be used for children's learning . Drawing has always existed over time and since the time of the prehistoric man he used drawing as a tool to communicate, and even the design presents a contribution to the performance of children in the classroom when used in correct way but unfortunately it is used to pass the time. Considering these aspects, the search field and was held at the Municipal School of Zelia Correia O, located in Alhambra -PB. The methodological approach was taken from theoretical assumptions, by conducting questionnaire with open and closed questions, with teachers who work in early childhood education, where to collect the data was raised the profile of teachers included in the research. By applying the survey found that the design serves to enrich the teaching facilitates learning and working motor coordination of the child, but also awakens the imagination. Thus, you can always be worked both in the classroom, and in life outside the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-14T14:26:13Z No. of bitstreams: 1 EPA06022015.pdf: 268425 bytes, checksum: 522f12106eebe98000277d1138093663 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T14:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EPA06022015.pdf: 268425 bytes, checksum: 522f12106eebe98000277d1138093663 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - desenhopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleReflexões sobre o desenho na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma Reflexão sobre o Desenho na Educação Infantil, compreende-se que o desenho é uma excelente atividadepedagógica que poderá ser utilizado para a aprendizagem das crianças. O Desenho sempre existiu ao longo do tempo e desde a época do homem da pré-história ele usava o desenho como uma ferramenta para se comunicar, e mesmo o desenho apresenta uma contribuição para o desempenho das crianças na sala de aula quando utilizado de forma corretas, mas infelizmente ele é usado para passar o tempo. Tendo em vista esses aspectos, a pesquisa é de campo e foi realizada na Escola do Municipal Zélia Correia do Ó, localizada na cidade de Alhandra-PB. A abordagem metodológica foi feita a partir de pressupostos teóricos, através da realização de questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, comeducadoras que atuamna educação infantil, onde para coletar os dados foi levantado o perfil das professoras inseridas na pesquisa.Através da aplicação do questionário constatou que o desenho serve para enriquecer o trabalho docente, facilita a aprendizagem e trabalha a coordenação motora da criança, como também desperta a imaginação. Sendo assim, sempre poderá ser trabalhado tanto na sala de aula, como na vida fora da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPA06022015.pdf262,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.