Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4186
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre o desenho na educação infantil
Autor(es): Araújo, Edileuza Paulino de
Primeiro Orientador: Lima, Ivana Maria Medeiros de
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma Reflexão sobre o Desenho na Educação Infantil, compreende-se que o desenho é uma excelente atividadepedagógica que poderá ser utilizado para a aprendizagem das crianças. O Desenho sempre existiu ao longo do tempo e desde a época do homem da pré-história ele usava o desenho como uma ferramenta para se comunicar, e mesmo o desenho apresenta uma contribuição para o desempenho das crianças na sala de aula quando utilizado de forma corretas, mas infelizmente ele é usado para passar o tempo. Tendo em vista esses aspectos, a pesquisa é de campo e foi realizada na Escola do Municipal Zélia Correia do Ó, localizada na cidade de Alhandra-PB. A abordagem metodológica foi feita a partir de pressupostos teóricos, através da realização de questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, comeducadoras que atuamna educação infantil, onde para coletar os dados foi levantado o perfil das professoras inseridas na pesquisa.Através da aplicação do questionário constatou que o desenho serve para enriquecer o trabalho docente, facilita a aprendizagem e trabalha a coordenação motora da criança, como também desperta a imaginação. Sendo assim, sempre poderá ser trabalhado tanto na sala de aula, como na vida fora da sala de aula.
Abstract: This paper deals is a reflection on the drawing in kindergarten, it is understood that the drawing is an excellent pedagogical activity that can be used for children's learning . Drawing has always existed over time and since the time of the prehistoric man he used drawing as a tool to communicate, and even the design presents a contribution to the performance of children in the classroom when used in correct way but unfortunately it is used to pass the time. Considering these aspects, the search field and was held at the Municipal School of Zelia Correia O, located in Alhambra -PB. The methodological approach was taken from theoretical assumptions, by conducting questionnaire with open and closed questions, with teachers who work in early childhood education, where to collect the data was raised the profile of teachers included in the research. By applying the survey found that the design serves to enrich the teaching facilitates learning and working motor coordination of the child, but also awakens the imagination. Thus, you can always be worked both in the classroom, and in life outside the classroom.
Palavras-chave: Ensino - desenho
Educação infantil
Professor
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4186
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPA06022015.pdf262,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.