Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4188
metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade: brincando também se aprende
metadata.dc.creator: Cunha, Edilene Batista da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa resgatar o lúdico como processo educativo, procurando mostrar que ao se trabalhar com o lúdico em sala de aula não se está deixando de lado a seriedade e a importância dos conteúdos programados os quais devem ser apresentados à criança desde seu primeiro momento na escola, pelo contrário esta é apenas uma forma de se buscar o conhecimento de maneira mais divertida, porém sem descaracterizar a procura pelo conhecimento. O mundo da criança é norteado por jogos, brinquedos e brincadeiras, pois estes estão presentes na vida do ser humano desde muito cedo. Por isso as atividades lúdicas são necessárias para o desenvolvimento e para a absorção dos conhecimentos, pois tais atividades permitem que a criança desenvolva a percepção, a imaginação, a fantasia e os sentimentos. O lúdico possibilita a criança momentos de encontro consigo mesmo, e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, estabelecendo, assim, relações sociais e de interação, em suma, momentos de vida. Este trabalho fundamenta-se a partir de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, o qual foi utilizado a aplicação de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas, com a participação de seis professoras da rede pública de ensino municipal de Pitimbu/PB. Em suma, os dados coletados revelam o Lúdico como uma atividade a ser trabalhada na educação infantil, sendo, portanto, relevante para a formação do sujeito, pois o aluno não apenas se diverte, mas se diverte e aprende ao mesmo tempo.
Abstract: This research aims to rescue the playful as an educational process, aiming to show that when working with the playful in the classroom if you are not setting aside the seriousness and the importance of content programmed which must be presented to children from his first time at school on the contrary this is just a way to seek knowledge way more fun, but not disfigure the pursuit of knowledge. The child's world is guided by games, toys and games, as they are present in human life from an early age. Therefore recreational activities are necessary for the development and absorption of knowledge, because such activities allow children to develop perception, imagination, fantasy and feelings. The playful enables the child moments of encounter with ourselves and with each other, fantasy and reality moments of redefinition and perception of self-knowledge and knowledge of the other times, thus providing social interaction and relationships, in short, times life. This work is based on field research, a qualitative one, which was used to apply a questionnaire with objective and subjective questions, with the participation of six teachers from public municipal school Pitimbu / PB. In short, the data collected reveal Playful as an activity to be worked in early childhood education, and is therefore relevant to the formation of the subject, for students not only have fun, but have fun and learn at the same time.
Keywords: Lúdico
Criança
Aprendizagem
Professores
Playful
Child
Learning
Teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4188
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBC06022015.pdf186,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.